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Dissertação
Processos socioculturais da implementação de programas de informatização em escolas públicas: o caso do PROINFO-MEC em Manaus, 1998-2004
A relação natureza e tecnologia se efetiva a partir da participação do homem, que se percebe parte dessa relação. Na Amazônia, esse processo se efetiva com a conquista do espaço geográfico; como parte do processo de ocupação territorial, o uso das tecnologias esteve associado às políticas intervenci...
Autor principal: | Garcia, Fabiane Maia |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2275 |
Resumo: |
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A relação natureza e tecnologia se efetiva a partir da participação do homem, que se percebe parte dessa relação. Na Amazônia, esse processo se efetiva com a conquista do espaço geográfico; como parte do processo de ocupação territorial, o uso das tecnologias esteve associado às políticas intervencionistas do Estado. As políticas públicas no Brasil e em especial na Amazônia são marcadas pelas descontinuidades, que frustram e interrompem processos e construções coletivas. O estudo em questão analisa como as tecnologias da informação estão presentes no cenário amazônico e nas políticas públicas para o seu desenvolvimento e integração nacional. O contexto regional é visto por um prisma que entrelaça os interesses locais, globais e mundializados. Esses interesses encontram vazão na escola e em seu processo de informatização. Tendo a Escola Estadual Waldir Garcia como estudo de caso, busca-se evidenciar como professores, alunos e demais sujeitos envolvidos percebem e, ao mesmo tempo, concebem as mudanças e os caminhos que o Programa Nacional de Informática na Educação ProInfo-MEC assume, quando articulado aos interesses globais, mas situado nas questões locais e características de um espaço contraditório e complexo como a escola. Perceber possibilidades de uso das tecnologias da informação na escola, cujo espaço é contraditório e complexo, traça novos rumos, pontos e direções para a ação docente e o fortalecimento da escola. |