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Dissertação
A escola como espaço de (in) coerências: a prática da educação ambiental para formação de sociedades sustentáveis em duas escolas do município de Manaus
O sonho de dominar a natureza começa, efetivamente, quando o homem consegue domesticar plantas e animais. Isto se deu no Período Neolítico, também conhecido como Revolução Neolítica. A relação entre natureza e homem levou este último a interferir cada vez mais no ambiente. Essa interferência nos pro...
Autor principal: | Souza, Francisco Herculano Carneiro de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9020406633002126 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-25582019-11-14T17:55:02Z A escola como espaço de (in) coerências: a prática da educação ambiental para formação de sociedades sustentáveis em duas escolas do município de Manaus Souza, Francisco Herculano Carneiro de Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9020406633002126 Escola Educação Ambiental Sustentabilidade Políticas Públicas School Environmental Education Sustainability Public Policy CIÊNCIAS AGRÁRIAS O sonho de dominar a natureza começa, efetivamente, quando o homem consegue domesticar plantas e animais. Isto se deu no Período Neolítico, também conhecido como Revolução Neolítica. A relação entre natureza e homem levou este último a interferir cada vez mais no ambiente. Essa interferência nos processos naturais tem contribuído e acelerado a desconstrução da teia natural da vida. Dessa forma, a degradação do ambiente é tema para discussão e responsabilidade de toda sociedade, principalmente na escola, responsável pela formação cidadãos críticos e conscientes de que sua participação nesse desafio global é de fundamental importância na busca da formação de sociedades sustentáveis. Neste sentido, este trabalho teve por base fazer uma análise das (in) coerências das práticas de educação ambiental em confronto com a legislação vigente em duas escolas do município de Manaus. Utilizou-se o método qualitativo e o caminho percorrido baseou-se na Etnografia, nos atores sociais envolvidos na pesquisa, na iconografia e no banco arquivístico das escolas. Com base nesses dados, confrontou-se com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com o Programa Estadual de Educação do Amazonas (PEA- AM) e as teorias que tratam da Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis. O estudo mostra que mesmo após mais de uma década de instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, parte de professores, pedagogos e alunos desconheciam totalmente o que preceitua esta lei. The dream to dominate the nature starts, effectively, when the man obtains to domesticate plants and animals. This if gave in the Neolithic Period, also known Revolution Neolithic. The relation between nature and man took this last one to more intervene each time with the environment. This interference in the natural processes, has contributed and accelerated the deconstruction of the natural system of the life. Therefore, the degradation of the environment is subject for discussion and responsibility of all society. Mainly in the school, responsible for the formation critical and conscientious citizens of whom its participation in this global challenge and of basic importance in the search of the sustainable society. Hence, this work had for base to make an analysis of the (in)coherency of the practical of environmental education in confrontation with the current law in two schools of the city of Manaus. The qualitative method was used and the covered way was based on the Etnografia, in the involved social actors in the research, the iconography and the file of the schools. On the basis of these data, were collated with the National Politics of environmental education (PNEA), with the State Program of Education of Amazon (PEA- AM) and the theories that deal with the Ambient Education and Sustainable Societies. The study sample that exactly after more than one decade of instituted the National Politics of Ambient Education, part of teachers, pedagogues and students was ignored totally what refers this law. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-11T13:54:21Z 2015-04-08 2012-10-19 Dissertação SOUZA, Francisco Herculano Carneiro de. A escola como espaço de (in) coerências: a prática da educação ambiental para formação de sociedades sustentáveis em duas escolas do município de Manaus. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2558 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Ciências Agrárias BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O sonho de dominar a natureza começa, efetivamente, quando o homem consegue domesticar plantas e animais. Isto se deu no Período Neolítico, também conhecido como Revolução Neolítica. A relação entre natureza e homem levou este último a interferir cada vez mais no ambiente. Essa interferência nos processos naturais tem contribuído e acelerado a desconstrução da teia natural da vida. Dessa forma, a degradação do ambiente é tema para discussão e responsabilidade de toda sociedade, principalmente na escola, responsável pela formação cidadãos críticos e conscientes de que sua participação nesse desafio global é de fundamental importância na busca da formação de sociedades sustentáveis. Neste sentido, este trabalho teve por base fazer uma análise das (in) coerências das práticas de educação ambiental em confronto com a legislação vigente em duas escolas do município de Manaus. Utilizou-se o método qualitativo e o caminho percorrido baseou-se na Etnografia, nos atores sociais envolvidos na pesquisa, na iconografia e no banco arquivístico das escolas. Com base nesses dados, confrontou-se com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), com o Programa Estadual de Educação do Amazonas (PEA- AM) e as teorias que tratam da Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis. O estudo mostra que mesmo após mais de uma década de instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, parte de professores, pedagogos e alunos desconheciam totalmente o que preceitua esta lei. |
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