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Dissertação
A fauna amazônica e seus significados para alunos de escolas públicas de Manaus/Am
Este trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre os significados da fauna amazônica para estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Manaus/Am. A articulação das diversas áreas do saber aqui utilizadas da sociologia, psicologia, antropologia e educação ambiental para a invest...
Autor principal: | Moraes, Emelline de Melo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8662321727341369 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2645 |
Resumo: |
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Este trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre os significados da fauna amazônica para
estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Manaus/Am. A articulação das
diversas áreas do saber aqui utilizadas da sociologia, psicologia, antropologia e educação
ambiental para a investigação, permitiram-nos captar por diferentes prismas teóricos a
construção do mundo simbólico constituídos coletivamente sobre a relação entre humanos e
animais. Toma-se aqui como pressuposto a idéia de que as concepções, significados, as visões
de mundo, expressam uma visão cultural que irá constituir a forma das pessoas pensarem e
agirem em relação aos animais da realidade amazônica. Cada cultura encara e classifica os
animais de maneira diferente, fundamenta-se em costumes de cada grupo social. E dentro
desse processo de construção dialética entra a educação, pensada por nós como uma prática
social que tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e
deveres. Constitui-se como objetivo deste trabalho analisar os significados da relação entre
humanos e animais com o propósito de ser uma base de conhecimento para novas práticas
pedagógicas. Participaram desse estudo 108 (cento e oito) alunos do ensino fundamental (5°
ao 9° ano) e 5 (cinco) professores. Os dados foram construídos a partir de análises de
questionários e de entrevistas realizadas em grupos. Os participantes relataram conhecer 88
(oitenta e oito) tipos diferentes de animais mostrando uma visão utilitarista com base em
concepção antropocêntrica, na qual os animais ainda continuam sendo elementos da natureza
a serviço das pessoas, seja para alimentação, ou como funções ecológicas e afetivas para os
humanos. A maioria do conhecimento sobre os animais se deu em primeiro nível por meio da
televisão, em seguida no meio familiar e em último nível na escola. Os alunos consideraram
limitados os assuntos abordados na escola sobre a temática ambiental; sendo que a disciplina
de Ciências foi a mais citada como a que mais aborda o tema, além disso, os assuntos sobre
meio ambiente são mais discutidos em datas comemorativas. Conclui-se que é necessário
estabelecer possibilidades para a mudança das percepções dos adolescentes, ampliando esses
conceitos por uma percepção ampla, independente e consciente do mundo no qual os alunos
se inserem. |