Dissertação

O Gênero Textual na Publicidade: uma análise a partir da Língua da Mídia no contexto acadêmico

A partir do uso da Língua da Mídia empregada na elaboração de peças publicitárias, este projeto de pesquisa visa analisar o processo de criação de textos publicitários no ambiente acadêmico. Para atingir o objetivo da pesquisa, é feita uma análise do texto acadêmico na área da publicidade e propa...

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Autor principal: Nogueira Filho, Raul de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1023586152802665
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2771
Resumo:
A partir do uso da Língua da Mídia empregada na elaboração de peças publicitárias, este projeto de pesquisa visa analisar o processo de criação de textos publicitários no ambiente acadêmico. Para atingir o objetivo da pesquisa, é feita uma análise do texto acadêmico na área da publicidade e propaganda. Como diferencial científico é considerado a ênfase do uso das peças publicitárias na construção e elaboração de projetos de comunicação em formatos de trabalhos de conclusão de curso. As categorias de análise, Informação, Persuasão e Sedução, utilizadas na interpretação do processo de criação do texto outdoor são as apontadas por Charaudeau. O itinerário da pesquisa é feito em três fases. A primeira fase é feita através da observação de criação dos textos publicitários no ambiente acadêmico. A segunda fase tem como meta a produção de textos científicos que teorizam a primeira fase. A terceira fase tem a meta de finalizar a pesquisa para que seja feito os ajustes finais. Ao final da pesquisa, a análise do texto publicitário acadêmico mostra quais as inferências que mais contribuem para a construção e elaboração de um texto acadêmico publicitário eficaz expresso na língua da mídia através das categorias de informação, persuasão e sedução, dentro de uma perspectiva da teoria semiolinguistica de Charaudeau.