/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O Gênero Textual na Publicidade: uma análise a partir da Língua da Mídia no contexto acadêmico
A partir do uso da Língua da Mídia empregada na elaboração de peças publicitárias, este projeto de pesquisa visa analisar o processo de criação de textos publicitários no ambiente acadêmico. Para atingir o objetivo da pesquisa, é feita uma análise do texto acadêmico na área da publicidade e propa...
Autor principal: | Nogueira Filho, Raul de Souza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1023586152802665 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2771 |
Resumo: |
---|
A partir do uso da Língua da Mídia empregada na elaboração de peças publicitárias, este
projeto de pesquisa visa analisar o processo de criação de textos publicitários no ambiente
acadêmico. Para atingir o objetivo da pesquisa, é feita uma análise do texto acadêmico na área
da publicidade e propaganda. Como diferencial científico é considerado a ênfase do uso das
peças publicitárias na construção e elaboração de projetos de comunicação em formatos de
trabalhos de conclusão de curso. As categorias de análise, Informação, Persuasão e Sedução,
utilizadas na interpretação do processo de criação do texto outdoor são as apontadas por
Charaudeau. O itinerário da pesquisa é feito em três fases. A primeira fase é feita através da
observação de criação dos textos publicitários no ambiente acadêmico. A segunda fase tem
como meta a produção de textos científicos que teorizam a primeira fase. A terceira fase tem a
meta de finalizar a pesquisa para que seja feito os ajustes finais. Ao final da pesquisa, a
análise do texto publicitário acadêmico mostra quais as inferências que mais contribuem para
a construção e elaboração de um texto acadêmico publicitário eficaz expresso na língua da
mídia através das categorias de informação, persuasão e sedução, dentro de uma perspectiva
da teoria semiolinguistica de Charaudeau. |