Dissertação

Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá

Conciliar a proteção ambiental com a presença humana e a necessidade de desenvolvimento econômico, social e cultural é o objetivo de algumas categorias de Unidades de Conservação. Neste sentido, a presente dissertação intitulada Gestão Ambiental Participativa em Espaço Protegido: O Caso do Paraná d...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Hilkia Alves da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7887433985254548
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2801
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2801
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28012016-05-24T13:29:33Z Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá Silva, Hilkia Alves da Santos, Elizabeth da Conceição http://lattes.cnpq.br/7887433985254548 Gestão ambiental Participação Educação Ambiental Unidade de Conservação Environmental Management Participation Environmental Education Conservation Units CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Conciliar a proteção ambiental com a presença humana e a necessidade de desenvolvimento econômico, social e cultural é o objetivo de algumas categorias de Unidades de Conservação. Neste sentido, a presente dissertação intitulada Gestão Ambiental Participativa em Espaço Protegido: O Caso do Paraná do Aranapú na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/AM pretende ser uma contribuição nas discussões sobre gestão participativa em espaço legalmente protegido. Partimos da abordagem geográfica acerca das categorias espaço e território para compreender um dos aspectos intrínsecos à temática sobre o ordenamento territorial e ambiental que é a criação e gestão de espaços protegidos. Por outra via discutiu-se a Gestão Ambiental Participativa e problematizou-se a Educação Ambiental como base teórico-metodológica, ou seja, instrumento de mediação de conflitos no processo de gestão ambiental participativa do setor Aranapú da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, local de fundamentação empírica desse trabalho. Analisar o processo de gestão ambiental participativa numa visão da Educação Ambiental como processo para o estabelecimento de novas relações da sociedade local, entre si, e dela com a natureza, foi nosso objetivo principal. Através do enfoque qualitativo a pesquisa buscou descrever o processo participativo, identificando as possibilidades e limites para a continuidade na visão comunitária. Para tanto se utilizou de entrevistas semiestruturadas realizadas com 65% dos chefes dos domicílios das oito comunidades. Considerando a dinâmica hídrica da área optou-se por realizar tais entrevistas em dois momentos: período da cheia e período da vazante, a fim de compreender as relações dos ribeirinhos com o ambiente a cada modificação da paisagem. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-IDSM co-gestor da RDSM, desenvolve junto com as comunidades o manejo dos recursos naturais, uma forma de compensá-los pelas restrições estabelecidas no Plano de Manejo, visando à conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida da população local. Assim os comunitários precisam estar organizados e terem comprometimento na execução das atividades. No entanto, é perceptível que as regras existentes nem sempre são seguidas por todos os comunitários, enquanto existem os que dedicam parte de seu tempo à fiscalização dos recursos, trabalho voluntário, também têm aqueles que permitem a entrada de terceiros nos lagos de uso exclusivo das comunidades, ou mesmo em áreas proibidas. A pesquisa destaca as múltiplas relações que se produzem em um processo participativo buscando compreender os significados expressos pelos atores, assim como sensibilizá-los através das informações que a Educação Ambiental pode viabilizar. Reconciling protection of the environment with human presence and the need for economic, social and cultural development is the objective of some types of Conservation Units. In line with this, our dissertation entitled Participative Environmental Management in Protected Space: The Case of the Aranapú Paraná in the Mamirauá /AMAZON intends to be a contribution to discussions about participative administration in legally protected areas. We start from a geographical treatment of the categories of space and territory in order to understand one of the intrinsic elements of the multiple themes involved in the territorial and environmental organization that is the creation and administration of protected spaces. In another perspective Participative Environmental Administration is discussed and Environmental Education is our methodological/theoretical proposal, that is to say, the mediation instrument of conflicts in the process of participative environmental administration in the Aranapú sector of the Mamirauá Sustainable Development Reserve, the place where the empirical foundation for this dissertation took place. Analyzing the process of participative environmental administration within the perspective of Environmental Education as a process in the establishment of new relationships in the local society, both internally and with nature, was our principal objective. Through its qualitative focus the research sought to describe the participative process, identifying the possibilities and limits for continuity in the view of the community. To achieve this, semi-structured interviews were used with 65% of the heads of households of the eight communities. Given the dynamics of the waters in the region, we chose to do the interviews in two moments: the periods of high and low waters, in order to understand the relationship of the river peoples with the changing environment. The Mamirauá Institute for Sustainable Development, administrative partner of the Mamirauá Reserve, promotes in the communities the manipulation of natural resources, a way to compensate them for the restrictions established by the overall Manipulation Plan, which seeks to conserve biodiversity and improve the quality of life of the local population. To achieve this, the community members must be organized and committed to the carrying out of the plan s activities. Nonetheless one finds that the established rules are not always followed by all the community members; there are those who voluntarily dedicate part of their time to policing the preservation of the resources and there are others who allow third parties to invade the lakes, destined for the exclusive use of the communities or even in prohibited areas. The research highlights the many relations developed in a participatory process and is seeking to understand the meanings expressed by the actors, as well as awareness raising through. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-11T13:57:32Z 2015-04-09 2011-01-14 Dissertação SILVA, Hilkia Alves da. Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2801 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão ambiental
Participação
Educação Ambiental
Unidade de Conservação
Environmental Management
Participation
Environmental Education
Conservation Units
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
spellingShingle Gestão ambiental
Participação
Educação Ambiental
Unidade de Conservação
Environmental Management
Participation
Environmental Education
Conservation Units
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Silva, Hilkia Alves da
Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
topic_facet Gestão ambiental
Participação
Educação Ambiental
Unidade de Conservação
Environmental Management
Participation
Environmental Education
Conservation Units
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Conciliar a proteção ambiental com a presença humana e a necessidade de desenvolvimento econômico, social e cultural é o objetivo de algumas categorias de Unidades de Conservação. Neste sentido, a presente dissertação intitulada Gestão Ambiental Participativa em Espaço Protegido: O Caso do Paraná do Aranapú na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/AM pretende ser uma contribuição nas discussões sobre gestão participativa em espaço legalmente protegido. Partimos da abordagem geográfica acerca das categorias espaço e território para compreender um dos aspectos intrínsecos à temática sobre o ordenamento territorial e ambiental que é a criação e gestão de espaços protegidos. Por outra via discutiu-se a Gestão Ambiental Participativa e problematizou-se a Educação Ambiental como base teórico-metodológica, ou seja, instrumento de mediação de conflitos no processo de gestão ambiental participativa do setor Aranapú da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, local de fundamentação empírica desse trabalho. Analisar o processo de gestão ambiental participativa numa visão da Educação Ambiental como processo para o estabelecimento de novas relações da sociedade local, entre si, e dela com a natureza, foi nosso objetivo principal. Através do enfoque qualitativo a pesquisa buscou descrever o processo participativo, identificando as possibilidades e limites para a continuidade na visão comunitária. Para tanto se utilizou de entrevistas semiestruturadas realizadas com 65% dos chefes dos domicílios das oito comunidades. Considerando a dinâmica hídrica da área optou-se por realizar tais entrevistas em dois momentos: período da cheia e período da vazante, a fim de compreender as relações dos ribeirinhos com o ambiente a cada modificação da paisagem. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-IDSM co-gestor da RDSM, desenvolve junto com as comunidades o manejo dos recursos naturais, uma forma de compensá-los pelas restrições estabelecidas no Plano de Manejo, visando à conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida da população local. Assim os comunitários precisam estar organizados e terem comprometimento na execução das atividades. No entanto, é perceptível que as regras existentes nem sempre são seguidas por todos os comunitários, enquanto existem os que dedicam parte de seu tempo à fiscalização dos recursos, trabalho voluntário, também têm aqueles que permitem a entrada de terceiros nos lagos de uso exclusivo das comunidades, ou mesmo em áreas proibidas. A pesquisa destaca as múltiplas relações que se produzem em um processo participativo buscando compreender os significados expressos pelos atores, assim como sensibilizá-los através das informações que a Educação Ambiental pode viabilizar.
author_additional Santos, Elizabeth da Conceição
author_additionalStr Santos, Elizabeth da Conceição
format Dissertação
author Silva, Hilkia Alves da
author2 http://lattes.cnpq.br/7887433985254548
author2Str http://lattes.cnpq.br/7887433985254548
title Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
title_short Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
title_full Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
title_fullStr Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
title_full_unstemmed Gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do Paraná do Aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá
title_sort gestão ambiental participativa em espaço protegido: o caso do paraná do aranapú na reserva de desenvolvimento sustentável mamirauá
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2801
_version_ 1831969049445138432
score 11.753735