/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um sistema multiagente de apoio à Gestão de Cursos EaD em um ambiente virtual de aprendizagem
Com o contínuo e crescente uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em instituições de ensino, é necessário que coordenadores e administradores gerenciem efetivamente os cursos de Educação a Distância (EaD), a fim de garantir um bom acompanhamento e níveis de qualidade superior, buscando m...
Autor principal: | Xavier, Neila Batista |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7844563643299095 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4847 |
Resumo: |
---|
Com o contínuo e crescente uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) em
instituições de ensino, é necessário que coordenadores e administradores
gerenciem efetivamente os cursos de Educação a Distância (EaD), a fim de garantir
um bom acompanhamento e níveis de qualidade superior, buscando meios para
aperfeiçoar o gerenciamento de cursos on-line. Assim, considerando as dificuldades
no aspecto de infraestrutura e tempo para familiarizar-se com os recursos
disponíveis, os pesquisadores perceberam a necessidade de conhecer a opinião de
pessoas com experiência em EaD e em cargos de nível hierárquico superior para
tomada de decisões. Durante a investigação do problema, foi realizada a coleta e a
análise de informações sobre o desempenho de AVAs no processo de
acompanhamento de cursos. Os resultados revelaram a necessidade da
implantação de uma ferramenta que auxiliasse o acompanhamento dos cursos online.
Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e descreve uma
abordagem baseada em um Sistema Multiagente (SMA) para esse problema. O
sistema tem como proposta apoiar a gestão de cursos on-line por meio de Agentes
Inteligentes (AIs). A partir do uso do sistema proposto, o coordenador dos cursos de
um AVA obtêm informações condensadas e rápidas de cada curso corrente,
facilitando a visão gerencial mediante a apresentação de relatórios e gráficos
organizados, além de receber, periodicamente, uma mensagem via e-mail a respeito
da situação atual de cada curso. Desta forma, os AIs evidenciam situações
específicas do acesso de alunos, tutores e professores, além de auxiliar o
acompanhamento de atividades. Para validar o trabalho, foi realizado um Estudo de
Caso em cursos de Pós-Graduação na modalidade EaD com várias disciplinas reais
ocorrendo concomitantemente em um Instituto Federal de Educação (IFE) do estado
do Amazonas. O Estudo de Caso teve como objetivo avaliar a viabilidade da
proposta, e a partir dos resultados obtidos nos testes realizados pode-se concluir
que com o uso do sistema desenvolvido foi possível melhorar os níveis de
acompanhamento dos cursos on-line, auxiliar no processo de tomada de decisões e,
assim, possibilitar a adoção de novas estratégias pedagógicas. |