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Dissertação
Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem
Com a disseminação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a tarefa de acompanhamento das atividades dos alunos por tutores e mediadores para atingir níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez ma...
Autor principal: | Alencar, Marcio Aurélio dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0918012722130408 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28932019-11-14T14:43:04Z Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem Alencar, Marcio Aurélio dos Santos Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/0918012722130408 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Sistemas multiagente Ambiente virtual de aprendizagem AIML JADE Multi-agent systems Virtual learning environment AIML JADE Moodle CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Com a disseminação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a tarefa de acompanhamento das atividades dos alunos por tutores e mediadores para atingir níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez maior. Realizar o acompanhamento dos alunos nessas novas tecnologias, requerer novas reflexões e posturas de educadores nestes ambientes e novas soluções por parte dos projetistas desta classe de sistemas. Esta dissertação descreve arquiteturas baseadas em Sistemas Multiagente, focadas no conceito de percepção, criadas para auxiliar alunos e tutores na conclusão e acompanhamento de atividades em cursos de Educação a Distância. Os sistemas implementados seguindo as arquiteturas propostas auxiliam alunos e tutores por meio de um fórum de discussão, sanando dúvidas sobre o curso, além de recomendar a realização de atividades que o aluno não tenha concluído, favorecendo o bom andamento do curso e a colaboração entre os demais participantes. Cada arquitetura proposta teve um protótipo implementado e avaliado, resultando em propostas de melhorias na versão seguinte. Os resultados obtidos durante as experimentações demostram a importância do uso de Sistemas Multiagente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, apoiando a execução de atividades dos cursistas e o acompanhamento por parte dos tutores. With the widespread use of Virtual Learning Environments (VLE) in various educational institutions, usually in education courses distance, the task of monitoring the activities of students per guardians and mediators to achieve levels of quality have been a increasing work. To follow up the students in these new technologies require new thinking and attitudes of educators in these environments and new solutions by the designers of this class of systems. This paper describes architectures based on Multiagent Systems, focused on the concept of perception, designed to assist students and tutors on completion and monitoring of activities in distance education courses. The systems implemented according to the proposed architectures, help tutors and students through a discussion forum, solving doubts about the course and recommend the realization of activities that the student has not completed, favoring facilitating the smooth running of the course and collaboration among the other participants. Each proposed architecture there was a prototype implemented and evaluated, resulting in proposals for improvements in the next version. The results obtained during the experiments demonstrate the importance of using Multi-agent Systems in Virtual Learning Environments, supporting the realization of activities of the course participants and monitored by the tutors. 2015-04-11T14:02:39Z 2013-09-11 2011-12-19 Dissertação ALENCAR, Marcio Aurélio dos Santos. Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2893 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a
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níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez maior. Realizar o acompanhamento dos
alunos nessas novas tecnologias, requerer novas reflexões e posturas de educadores nestes
ambientes e novas soluções por parte dos projetistas desta classe de sistemas. Esta
dissertação descreve arquiteturas baseadas em Sistemas Multiagente, focadas no conceito
de percepção, criadas para auxiliar alunos e tutores na conclusão e acompanhamento de
atividades em cursos de Educação a Distância. Os sistemas implementados seguindo as
arquiteturas propostas auxiliam alunos e tutores por meio de um fórum de discussão,
sanando dúvidas sobre o curso, além de recomendar a realização de atividades que o aluno
não tenha concluído, favorecendo o bom andamento do curso e a colaboração entre os
demais participantes. Cada arquitetura proposta teve um protótipo implementado e
avaliado, resultando em propostas de melhorias na versão seguinte. Os resultados obtidos
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