/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo explora...
Autor principal: | Santos, Joyce Miranda dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7287974246740197 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2913 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-29132016-05-25T05:04:52Z Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal Santos, Joyce Miranda dos Cavalcanti, João Marcos Bastos http://lattes.cnpq.br/7287974246740197 http://lattes.cnpq.br/3537707069694606 Busca visual de produtos Re-ranking de imagens Comércio eletrônico Products visual search Image re-ranking E-commerce CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual. With the fast development of the Internet and the popularization of mobile devices, searching for a specific product in e-commerce Web sites through a query image has become a very promising area of research. In this context, CBIR (Content-Based Image Retrieval) techniques have been exploited to support and improve the shopping experience of consumers. In this dissertation, we address the problem of product visual search using an image as a query, instead of the more popular approach of search based on keywords. We propose a strategy for re-ranking based on multimedia information usually available in database of products. Our strategy makes use of category information and textual description associated with the top-k images of an initial ranking generated by CBIR techniques only. Experiments were performed considering the judgment of users on two collections of images collected from popular e-commerce Web sites. Our results show that our strategy achieves significant gains compared to an approach based only on CBIR techniques. 2015-04-11T14:02:51Z 2013-12-02 2013-03-12 Dissertação SANTOS, Joyce Miranda dos. Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Busca visual de produtos Re-ranking de imagens Comércio eletrônico Products visual search Image re-ranking E-commerce CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
Busca visual de produtos Re-ranking de imagens Comércio eletrônico Products visual search Image re-ranking E-commerce CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Santos, Joyce Miranda dos Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
topic_facet |
Busca visual de produtos Re-ranking de imagens Comércio eletrônico Products visual search Image re-ranking E-commerce CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas
às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual. |
author_additional |
Cavalcanti, João Marcos Bastos |
author_additionalStr |
Cavalcanti, João Marcos Bastos |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Joyce Miranda dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7287974246740197 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7287974246740197 |
title |
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
title_short |
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
title_full |
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
title_fullStr |
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
title_full_unstemmed |
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
title_sort |
re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913 |
_version_ |
1831969070783660032 |
score |
11.753735 |