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Dissertação
Sistema inteligente de recomendação baseado no modelo do aluno
Com a disseminação dos cursos de Educação a Distância, um problema cada vez mais frequente é a falta de um acompanhamento personalizado ao aluno e a demora em responder por parte de mediadores e demais colegas às dúvidas e requisições dos alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), norma...
Autor principal: | Frota, Vitor Bremgartner da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-29632019-11-14T14:43:20Z Sistema inteligente de recomendação baseado no modelo do aluno Frota, Vitor Bremgartner da Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Ontologia Modelo de aluno Ambientes virtuais de aprendizagem Redes de petri Ontology Learner model Virtual Learning Environment (VLE) Petri Nets CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Com a disseminação dos cursos de Educação a Distância, um problema cada vez mais frequente é a falta de um acompanhamento personalizado ao aluno e a demora em responder por parte de mediadores e demais colegas às dúvidas e requisições dos alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), normalmente postadas em fóruns de discussão ou manifestada via e-mails. A abordagem adotada para solução deste problema apresentada nesta dissertação baseia-se em Sistemas Multiagente e em uma ontologia estendida da especificação IMS Learner Information Package (LIP) a partir da teoria de habilidades e competências desenvolvida pelo sociólogo suíço Phillipe Perrenoud. Por meio dos agentes e da ontologia são detectadas as eventuais dúvidas dos alunos e estas são direcionadas aos membros da comunidade que possuem o perfil mais adequado a solucioná-la, isto é, para aqueles que possuem as habilidades e competências adequadas, diminuindo a demora de resposta às dúvidas dos alunos. Dessa forma, os alunos poderão interagir entre si com o propósito de solucionar eventuais dúvidas ou erros em determinadas atividades, compartilhando conhecimentos. A solução descrita nesta dissertação se baseia na aprendizagem colaborativa pela interação entre aprendizes, na qual é uma estratégia empregada com o propósito de construir conhecimento de maneira mais significativa em um AVA. O processo de recomendação personalizada é realizado por agentes que utilizam a ontologia. Para validação do sistema, foi desenvolvida uma Rede de Petri que representa as interações entre os agentes, além de simular a correta ordem de execução ou o paralelismo entre eles. A partir dessas concepções, foi implementado um SMA que utiliza a ontologia de modelo de aluno desenvolvida e este foi empregado para auxiliar alunos e tutores em um curso de Cálculo Numérico que faz uso do AVA Moodle. Os resultados obtidos com os testes aplicados no sistema comprovam a validade e a viabilidade da solução encontrada, composta de duas etapas: uma simulação em uma turma fictícia, a fim de avaliar a eficácia dos agentes e da ontologia e outro teste em uma turma real, com o objetivo de avaliar a eficácia do processo de recomendação entre os alunos. Questionários de pesquisa de opinião foram passados em sala de aula a fim de obter e avaliar as impressões dos alunos quanto ao recurso disponível aos mesmos no AVA. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-11T14:03:19Z 2013-07-22 2012-02-29 Dissertação FROTA, Vitor Bremgartner da. Sistema inteligente de recomendação baseado no modelo do aluno. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2963 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
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frequente é a falta de um acompanhamento personalizado ao aluno e a demora em responder
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Virtuais de Aprendizagem (AVAs), normalmente postadas em fóruns de discussão ou
manifestada via e-mails. A abordagem adotada para solução deste problema apresentada nesta
dissertação baseia-se em Sistemas Multiagente e em uma ontologia estendida da especificação
IMS Learner Information Package (LIP) a partir da teoria de habilidades e competências
desenvolvida pelo sociólogo suíço Phillipe Perrenoud. Por meio dos agentes e da ontologia são
detectadas as eventuais dúvidas dos alunos e estas são direcionadas aos membros da
comunidade que possuem o perfil mais adequado a solucioná-la, isto é, para aqueles que
possuem as habilidades e competências adequadas, diminuindo a demora de resposta às dúvidas
dos alunos. Dessa forma, os alunos poderão interagir entre si com o propósito de solucionar
eventuais dúvidas ou erros em determinadas atividades, compartilhando conhecimentos. A
solução descrita nesta dissertação se baseia na aprendizagem colaborativa pela interação entre
aprendizes, na qual é uma estratégia empregada com o propósito de construir conhecimento de
maneira mais significativa em um AVA. O processo de recomendação personalizada é
realizado por agentes que utilizam a ontologia. Para validação do sistema, foi desenvolvida uma
Rede de Petri que representa as interações entre os agentes, além de simular a correta ordem de
execução ou o paralelismo entre eles. A partir dessas concepções, foi implementado um SMA
que utiliza a ontologia de modelo de aluno desenvolvida e este foi empregado para auxiliar
alunos e tutores em um curso de Cálculo Numérico que faz uso do AVA Moodle. Os resultados
obtidos com os testes aplicados no sistema comprovam a validade e a viabilidade da solução
encontrada, composta de duas etapas: uma simulação em uma turma fictícia, a fim de avaliar a
eficácia dos agentes e da ontologia e outro teste em uma turma real, com o objetivo de avaliar a
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