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Tese
Produção industrial de cosméticos: o protagonismo da biodiversidade vegetal da Amazônia
Este trabalho busca analisar a emergente utilização de ativos da biodiversidade vegetal amazônica na produção comercial de cosméticos por parte de indústrias localizadas em Manaus, no restante do Brasil e no exterior e o apelo comercial da região. A partir de pesquisas realizadas em uma amostra de 2...
Autor principal: | Herculano, Francisco Elno Bezerra |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9182107273703198 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3087 |
Resumo: |
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Este trabalho busca analisar a emergente utilização de ativos da biodiversidade vegetal amazônica na produção comercial de cosméticos por parte de indústrias localizadas em Manaus, no restante do Brasil e no exterior e o apelo comercial da região. A partir de pesquisas realizadas em uma amostra de 20 empresas do respectivo segmento, observou-se que duas dezenas de espécies regionais representadas principalmente por subprodutos como óleos, extratos, resinas, essências e gorduras vegetais estavam sendo aproveitadas como ingredientes na composição de cosméticos. Os resultados mostraram que na atualidade essa indústria avança independentemente de qualquer juízo de valor, sobre tradicionais e novos recursos da biodiversidade regional, seja planta aromática, alimentícia ou medicinal. As espécies mais demandadas foram castanha-da-Amazônia (Bertholletia excelsa Humb), andiroba (Carapa guianensis Aubl), açaí (Euterpe oleracea/precatória Mart), cupuaçu (Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng. Schum), buriti (Mauritia flexuosa L.), mulateiro (Calycophyllum spruceanum Benth) e copaíba (Copaifera spp). O apelo ou a promoção comercial vinculando o nome da Amazônia também foi constatado como prática nas empresas, sugerindo a inserção estratégica do ingrediente regional, não apenas como elemento técnico, mas também como ferramenta de competitividade no escopo da gestão mercadológica corporativa. Ficou caracterizada, ainda, a participação de essências sintéticas de diversas plantas regionais na composição de vários cosméticos, aludindo a um cenário de relativização da importância dessa biodiversidade como fator de vantagem competitiva para a região. O quadro sugere um novo viés de esvaziamento como ocorreu com a borracha, com o diferencial de afetar um segmento antes mesmo que ele se torne economicamente tão expressivo como aquele, mas que poderá ser superado com políticas públicas efetivas e específicas para a realidade de uma região estratégica para o Brasil |