Dissertação

Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente

A pesquisa intitulada Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente intencionou compreender a problemática que envolve a formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à apreensão e uso da leitura e da escrita,...

ver descrição completa

Autor principal: Trajano, Euzeni Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6108978266847611
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3161
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3161
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31612016-05-12T17:25:31Z Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente Trajano, Euzeni Araújo Lima, Antonia Silva de http://lattes.cnpq.br/6108978266847611 Formação do Professor Leitura Escrita Teacher training Reading Writing CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa intitulada Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente intencionou compreender a problemática que envolve a formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à apreensão e uso da leitura e da escrita, bem como conhecer as concepções que permearam/permeiam suas práticas formativas, tendo em vista, suas trajetórias de formação leitora/escritora. Direcionamos o estudo pelas seguintes questões: Quais as concepções de leitura e escrita que permearam/permeiam o percurso formativo dos professores dos anos iniciais? Se a leitura e a escrita são constituintes do tornar-se professor, como o Curso de Pedagogia tem contribuído com a formação leitora/escritora do professor? Como tem se dado a relação do professor dos anos iniciais com a leitura e a escrita: o que lêem e o que escrevem? Tratou-se, portanto, de imergindo no universo das narrativas, conhecer a trajetória escolar, identificando as concepções de leitura e escrita, que permearam o processo formativo dos professores dos anos iniciais e evidenciar os aspectos relevantes na e da produção da escrita e da leitura destes educadores, atentando para as limitações ou avanços nesses processos. Para efeito do reconhecimento da importância do processo de formação dos pesquisados, verificamos as contribuições do Curso de Pedagogia oferecido no Programa Especial de Formação Docente - PEFD/RP, realizado no município de Manaus, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, na formação leitora/escritora deste professor. As narrativas nos revelaram que a instituição formadora tem pela frente o desafio de efetivar uma perspectiva de formação inicial que possibilite transformar a relação mecanicista dos professores com o material escrito e o próprio ato de ler, rumo a uma práxis histórico-cultural capaz de apresentar nítidos reflexos no exercício da profissão. The research called Learning and teaching teacher: a study about reading and writing during the training route, aims to understand the problems that involves the teachers training of the first years of primary school as well as to know the conceptions that involves their practices, focus on their trajectories of reader/writer. This study goes to the following questions: which conceptions of reading and writing involve the first years teachers training route? If the reading and writing are possible to fall in a teacher, how the Education Course has contributed as reader/writer teacher? How is the relation between the first years primary school teachers: what do they read and write? Therefore, it deals with to come inside the universe of narrative, to know the school trajectory, identifying the conceptions of reading and writing that involves the teachers training of the fist years of primary school and to show the relevant aspects of reading and writing production of these teachers, to be attentive to their limitations and advances during the processes. For the researches process importance reorganization effect, we checked the contributions of Education Course offered by the PEFD/RP (Special Program for Teachers Training), carried in Manaus city, by the Education College of Amazon Federal University, for a reader/writer training teacher. The narratives show that the institution has a challenge to continue the perspective of initial training that help to turn into a mechanical relation of the teacher with the written material and their own writing, bounding for a cultural historical custom to be able to present clear reflection in the profession practice. 2015-04-22T21:55:29Z 2015-04-08 2009-05-28 Dissertação TRAJANO, Euzeni Araújo. Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3161 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Formação do Professor
Leitura
Escrita
Teacher training
Reading
Writing
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Formação do Professor
Leitura
Escrita
Teacher training
Reading
Writing
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Trajano, Euzeni Araújo
Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
topic_facet Formação do Professor
Leitura
Escrita
Teacher training
Reading
Writing
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa intitulada Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente intencionou compreender a problemática que envolve a formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à apreensão e uso da leitura e da escrita, bem como conhecer as concepções que permearam/permeiam suas práticas formativas, tendo em vista, suas trajetórias de formação leitora/escritora. Direcionamos o estudo pelas seguintes questões: Quais as concepções de leitura e escrita que permearam/permeiam o percurso formativo dos professores dos anos iniciais? Se a leitura e a escrita são constituintes do tornar-se professor, como o Curso de Pedagogia tem contribuído com a formação leitora/escritora do professor? Como tem se dado a relação do professor dos anos iniciais com a leitura e a escrita: o que lêem e o que escrevem? Tratou-se, portanto, de imergindo no universo das narrativas, conhecer a trajetória escolar, identificando as concepções de leitura e escrita, que permearam o processo formativo dos professores dos anos iniciais e evidenciar os aspectos relevantes na e da produção da escrita e da leitura destes educadores, atentando para as limitações ou avanços nesses processos. Para efeito do reconhecimento da importância do processo de formação dos pesquisados, verificamos as contribuições do Curso de Pedagogia oferecido no Programa Especial de Formação Docente - PEFD/RP, realizado no município de Manaus, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, na formação leitora/escritora deste professor. As narrativas nos revelaram que a instituição formadora tem pela frente o desafio de efetivar uma perspectiva de formação inicial que possibilite transformar a relação mecanicista dos professores com o material escrito e o próprio ato de ler, rumo a uma práxis histórico-cultural capaz de apresentar nítidos reflexos no exercício da profissão.
author_additional Lima, Antonia Silva de
author_additionalStr Lima, Antonia Silva de
format Dissertação
author Trajano, Euzeni Araújo
author2 http://lattes.cnpq.br/6108978266847611
author2Str http://lattes.cnpq.br/6108978266847611
title Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
title_short Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
title_full Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
title_fullStr Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
title_full_unstemmed Professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
title_sort professor aprendente e ensinante: um estudo sobre leitura e escrita no percurso da formação docente
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3161
_version_ 1831969109826338816
score 11.753735