Dissertação

Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores

O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Ma...

ver descrição completa

Autor principal: Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3168
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31682016-07-06T18:53:24Z Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores Scantbelruy, Iranvith Cavalcante Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/9736698953197079 Educação de Surdos Mediadores Tecnológicos Língua de Sinais Education of the Deaf Technological Mediators Sign Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas The theme of this study is the education of the deaf and the implications of the use of technological intermediaries in teacher`s education. Aiming at large, understand how to configure and articulate New Technologies of Information and Communication in Deaf Education in the city of Manaus-AM. The specific objectives are to identify the contributions of New Information Technologies and Communications for the Education of Deaf and see how the new technologies of information and communication are negotiated and problematized by the deaf and professionals involved with the education of this group. The research was performed at the Course of Literature / Brazilian Sign Language, developed in distance mode from the Federal University of Santa Catarina, in the center of the Federal University of Amazonas. The methodological procedures were graded in qualitative methodology and used the technique of individual interviews with semi-structured instruments. The research subjects were the deaf students and technical-pedagogical staff of the pole of the Federal University of Amazonas. Among the results, we identified that the use of technological mediators contributes, positively, to the training of deaf educators, especially if they are planned according to their specificities, namely, from the sign language and visual culture. It s considered of utmost importance that institutions of higher education in the country, especially public ones, should offer quality education and personalize service to deaf people, because these actions constitute themselves in affirmative and citizen policies and contribute to reducing social exclusion and education of these people. 2015-04-22T21:55:33Z 2013-10-04 2010-06-28 Dissertação SCANTBELRUY, Iranvith Cavalcante. Educação de surdos: um estudo sobre as Implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
topic_facet Educação de Surdos
Mediadores Tecnológicos
Língua de Sinais
Education of the Deaf
Technological Mediators
Sign Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O tema deste estudo é a educação de surdos e as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores. Tendo como objetivo geral, compreender como se configuram e se articulam as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Surdos na cidade de Manaus-AM. Os objetivos específicos são identificar as contribuições das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores Surdos e verificar como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são negociadas e problematizadas pelos surdos e profissionais envolvidos com a formação desse grupo. A pesquisa foi realizada no Curso de Letras / Língua Brasileira de Sinais, desenvolvido na modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina no pólo da Universidade Federal do Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram pautados na metodologia qualitativa, utilizamos a técnica de entrevistas individuais, com instrumentos semi-estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos surdos e a equipe técnico-pedagógica do pólo da Universidade Federal do Amazonas. Entre os resultados, identificamos que o uso de mediadores tecnológicos contribui positivamente para a formação de educadores surdos, principalmente se estes forem planejados de acordo com as suas especificidades, a saber, a partir da língua de sinais e da cultura visual. Consideramos de suma importância as instituições de ensino superior do país, principalmente as públicas, ofertar ensino de qualidade e personalizado aos sujeitos surdos, pois essas ações constituem-se em políticas afirmativas e cidadãs, além de contribuir para reduzir a exclusão social e educacional dessas pessoas
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Scantbelruy, Iranvith Cavalcante
author2 http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
author2Str http://lattes.cnpq.br/9736698953197079
title Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_short Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_full Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_fullStr Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_full_unstemmed Educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
title_sort educação de surdos: um estudo sobre as implicações da utilização de mediadores tecnológicos na formação de professores
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3168
_version_ 1831969111822827520
score 11.753735