/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino médio nas escolas de tempo integral
A pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para...
Autor principal: | Ferreira, Janilce Negreiros |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7830528386991269 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3180 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31802016-05-12T17:25:11Z O ensino médio nas escolas de tempo integral Ferreira, Janilce Negreiros Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/7830528386991269 Trabalho e Educação Ensino Médio Educação Profissional Escola de Tempo Integral School Vocational Education School Full Time Work and Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para formação na perspectiva do capital. Também discute os reflexos do Estado neoliberal nas políticas públicas para o ensino médio no Amazonas, enfocando a política de formação nos Centros de Excelência Profissional, o sucumbir do ensino profissionalizante na rede pública estadual de Manaus e a reconfiguração da política de formação profissional na rede pública estadual. O estudo consiste numa análise qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico o materialismo histórico dialético, considerando o papel da escola numa dimensão de formação ontológica do trabalho, compreendendo-a quanto espaço de contradições, manutenção ou lutas contra a hegemonia do capital. Assim, a pesquisa evidencia o sentido de formação das escolas de tempo integral e as políticas de reforma do ensino médio implantadas pelo Estado, levando em conta a correlação de forças entre os interesses de fortalecimento da expansão do capital e os interesses da classe trabalhadora. The research examines the politics of the creation of high school full time in state schools of the Amazon. Addresses the epistemology of the work as an educational principle, rescuing the ontology of work, training in the perspective of work and education, and the new requirements for training in the perspective of capital. It also discusses the consequences of the neoliberal state politics for the public school in the Amazon, focusing on politic formation in the centers of professional excellence, the succumbing of the teaching in public schools in Manaus and the reconfiguration of vocational training politic in public schools. The study was a qualitative analysis, with the epistemological historical and dialectical materialism, considering the school‟s role in training ontological dimension of the work, understanding how much space contradictions, maintenance or struggles against the hegemony of capital. The research highlights the sense of formation of all-day schools and the reform policies of the school established by the State, taking into account the correlation of forces between the interests of strengthening the capital expansion and working class interests. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015-04-22T21:55:40Z 2015-04-08 2012-04-02 Dissertação FERREIRA, Janilce Negreiros. O ensino médio nas escolas de tempo integral. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Trabalho e Educação Ensino Médio Educação Profissional Escola de Tempo Integral School Vocational Education School Full Time Work and Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Trabalho e Educação Ensino Médio Educação Profissional Escola de Tempo Integral School Vocational Education School Full Time Work and Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Ferreira, Janilce Negreiros O ensino médio nas escolas de tempo integral |
topic_facet |
Trabalho e Educação Ensino Médio Educação Profissional Escola de Tempo Integral School Vocational Education School Full Time Work and Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A pesquisa analisa a política de criação das escolas de ensino médio de tempo integral na rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda a epistemologia do trabalho como princípio educativo, resgatando a ontologia do trabalho, a formação na perspectiva do trabalho e educação e, as novas exigências para formação na perspectiva do capital. Também discute os reflexos do Estado neoliberal nas políticas públicas para o ensino médio no Amazonas, enfocando a política de formação nos Centros de Excelência Profissional, o sucumbir do ensino profissionalizante na rede pública estadual de Manaus e a reconfiguração da política de formação profissional na rede pública estadual. O estudo consiste numa análise qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico o materialismo histórico dialético, considerando o papel da escola numa dimensão de formação ontológica do trabalho, compreendendo-a quanto espaço de contradições, manutenção ou lutas contra a hegemonia do capital. Assim, a pesquisa evidencia o sentido de formação das escolas de tempo integral e as políticas de reforma do ensino médio implantadas pelo Estado, levando em conta a correlação de forças entre os interesses de fortalecimento da expansão do capital e os interesses da classe trabalhadora. |
author_additional |
Mourão, Arminda Rachel Botelho |
author_additionalStr |
Mourão, Arminda Rachel Botelho |
format |
Dissertação |
author |
Ferreira, Janilce Negreiros |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7830528386991269 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7830528386991269 |
title |
O ensino médio nas escolas de tempo integral |
title_short |
O ensino médio nas escolas de tempo integral |
title_full |
O ensino médio nas escolas de tempo integral |
title_fullStr |
O ensino médio nas escolas de tempo integral |
title_full_unstemmed |
O ensino médio nas escolas de tempo integral |
title_sort |
o ensino médio nas escolas de tempo integral |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3180 |
_version_ |
1831969114164297728 |
score |
11.753735 |