Dissertação

Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola

Esta pesquisa visou analisar os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola. Esta temática denota o significativo anseio por aprofundar o conhecimento sobre a relação existente entre educação, identidades culturais amazônicas e cultura, pois, é...

ver descrição completa

Autor principal: Cavalcante, Isabô Mendes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1862115243984549
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3193
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31932016-05-12T17:24:36Z Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola Cavalcante, Isabô Mendes Sá, Nídia Regina Limeira de http://lattes.cnpq.br/1862115243984549 Identidades culturais Identidades Amazônicas Educação Cultura Cultural identity Amazonian identity Education Culture CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa visou analisar os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola. Esta temática denota o significativo anseio por aprofundar o conhecimento sobre a relação existente entre educação, identidades culturais amazônicas e cultura, pois, é sabido que não há práticas pedagógicas neutras, isentas de intencionalidade, sobretudo em se tratando da influência do pensamento hegemônico, que, no geral, de maneira tácita, atua nas escolas por meio de um sistema que visa homogeneizar os saberes. De acordo com os sujeitos da pesquisa, esta problemática sociocultural está presente na escola, principalmente na prática pedagógica do/a professor/a que prioriza outros tipos de conhecimentos em detrimento das culturas regionais. Assim questionamos: de quais modos ocorrem os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola? A pesquisa foi desenvolvida com 13 (treze) estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual, localizada na zona norte da cidade de Manaus. Para a obtenção dos dados foram realizados grupos focais, a fim de conhecer, por meio dos enunciados dos participantes, concepções, impressões, conceitos e motivações sobre a temática abordada. A pesquisa evidenciou as dificuldades que a escola tem demonstrado para integrar na dinâmica escolar as vozes silenciadas , neste caso, especificamente as vozes amazônicas silenciadas , as quais, apesar de existirem nos espaços informais e minimamente na dinâmica da sala de aula, não coexistem, na mesma grandeza, com a voz da escola . Nesse sentido a intenção é contribuir para a reflexão sobre exclusão cultural na escola, sobretudo a exclusão cultural das vozes e identidades amazônicas . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:48Z 2015-04-08 2013-10-07 Dissertação CAVALCANTE, Isabô Mendes. Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Identidades culturais
Identidades Amazônicas
Educação
Cultura
Cultural identity
Amazonian identity
Education
Culture
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Identidades culturais
Identidades Amazônicas
Educação
Cultura
Cultural identity
Amazonian identity
Education
Culture
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Cavalcante, Isabô Mendes
Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
topic_facet Identidades culturais
Identidades Amazônicas
Educação
Cultura
Cultural identity
Amazonian identity
Education
Culture
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta pesquisa visou analisar os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola. Esta temática denota o significativo anseio por aprofundar o conhecimento sobre a relação existente entre educação, identidades culturais amazônicas e cultura, pois, é sabido que não há práticas pedagógicas neutras, isentas de intencionalidade, sobretudo em se tratando da influência do pensamento hegemônico, que, no geral, de maneira tácita, atua nas escolas por meio de um sistema que visa homogeneizar os saberes. De acordo com os sujeitos da pesquisa, esta problemática sociocultural está presente na escola, principalmente na prática pedagógica do/a professor/a que prioriza outros tipos de conhecimentos em detrimento das culturas regionais. Assim questionamos: de quais modos ocorrem os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola? A pesquisa foi desenvolvida com 13 (treze) estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual, localizada na zona norte da cidade de Manaus. Para a obtenção dos dados foram realizados grupos focais, a fim de conhecer, por meio dos enunciados dos participantes, concepções, impressões, conceitos e motivações sobre a temática abordada. A pesquisa evidenciou as dificuldades que a escola tem demonstrado para integrar na dinâmica escolar as vozes silenciadas , neste caso, especificamente as vozes amazônicas silenciadas , as quais, apesar de existirem nos espaços informais e minimamente na dinâmica da sala de aula, não coexistem, na mesma grandeza, com a voz da escola . Nesse sentido a intenção é contribuir para a reflexão sobre exclusão cultural na escola, sobretudo a exclusão cultural das vozes e identidades amazônicas .
author_additional Sá, Nídia Regina Limeira de
author_additionalStr Sá, Nídia Regina Limeira de
format Dissertação
author Cavalcante, Isabô Mendes
author2 http://lattes.cnpq.br/1862115243984549
author2Str http://lattes.cnpq.br/1862115243984549
title Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
title_short Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
title_full Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
title_fullStr Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
title_full_unstemmed Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
title_sort entre vitórias-régias, iaras e uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193
_version_ 1781301855457902592
score 11.653393