Dissertação

Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem

O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Rosângela Castilho
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3198
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31982016-04-22T14:42:57Z Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem Barbosa, Rosângela Castilho Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. This work went about the usability, learning and didactic mapping in a LMS (Learning Management System) seeking to find the possible integration between learning and usability in the virtual environment of the Project Tecnologia Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. The research was carried out on Infocentro Estação Central with a group of students aged 13 to 17. The activities went on in the lab following studant s dayles routine. The project digital inclusion as a way to promote social inclusion and formation for work where it is understood that it is not enough learning how to landle a tool but the development of attitudes which will take to the development of a collective intelligence. For that matter the present dissertation tries to analyze the virtual environment as a mediator in the construction of knowledge. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:51Z 2015-04-08 2008-12-29 Dissertação BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Barbosa, Rosângela Castilho
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
topic_facet Inclusão Digital
Inclusão Social
Usabilidade
Digital inclusion
Social inclusion
Usability
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Barbosa, Rosângela Castilho
author2 http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
author2Str http://lattes.cnpq.br/4152437964922312
title Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_short Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_fullStr Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_sort inclusão digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198
_version_ 1781301856352337920
score 11.653393