/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem
O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão...
Autor principal: | Barbosa, Rosângela Castilho |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3198 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31982016-04-22T14:42:57Z Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem Barbosa, Rosângela Castilho Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. This work went about the usability, learning and didactic mapping in a LMS (Learning Management System) seeking to find the possible integration between learning and usability in the virtual environment of the Project Tecnologia Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. The research was carried out on Infocentro Estação Central with a group of students aged 13 to 17. The activities went on in the lab following studant s dayles routine. The project digital inclusion as a way to promote social inclusion and formation for work where it is understood that it is not enough learning how to landle a tool but the development of attitudes which will take to the development of a collective intelligence. For that matter the present dissertation tries to analyze the virtual environment as a mediator in the construction of knowledge. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:51Z 2015-04-08 2008-12-29 Dissertação BARBOSA, Rosângela Castilho. Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Barbosa, Rosângela Castilho Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
Inclusão Digital Inclusão Social Usabilidade Digital inclusion Social inclusion Usability CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a Inclusão digital, usabilidade, e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, procurando verificar a
usabilidade e as transposições didáticas no ambiente virtual do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. A pesquisa se desenvolve no Infocentro Estação Central com um grupo de estudantes na faixa etária de 13 a17 anos. As atividades são desenvolvidas no laboratório que é a sala de aula, seguindo a rotina do dia-a-dia dos estudantes. O projeto utiliza a inclusão digital como caminho para promover a inclusão social através do curso Inclusão Digital e Formação para o Trabalho, entendendo que não basta aprender apenas o manuseio da ferramenta e sim o desenvolvimento de atitudes que levem ao desenvolvimento uma inteligência coletiva. Para a presente dissertação procura analisar o ambiente virtual como recurso mediador na construção do conhecimento. |
author_additional |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
author_additionalStr |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa |
format |
Dissertação |
author |
Barbosa, Rosângela Castilho |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4152437964922312 |
title |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_short |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Inclusão Digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_sort |
inclusão digital, usabilidade e transposições didáticas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3198 |
_version_ |
1831969117730504704 |
score |
11.753735 |