/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação no ciberespaço: a construção do conhecimento em ambiente virtual de aprendizagem.
Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia,...
Autor principal: | Costa, Maria Lélia da Silva Torquato |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8114521562207112 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4206 |
Resumo: |
---|
Este estudo tem por objetivo investigar de que forma os sujeitos da aprendizagem
constroem conceitos e processos de conhecimento em ambiente de aprendizagem
mediado pela tecnologia avançada de comunicação digital, tendo por campo
empírico as ações pedagógicas desenvolvidas no projeto “Tecnologia, trabalho e
educação em rede de inclusão social e digital” da Universidade Federal do
Amazonas. A pesquisa utiliza uma abordagem de corte qualitativo da pesquisa em
educação. A técnica utilizada foi o grupo focal. Empregamos as ferramentas
observação, entrevista, questionário e fórum de discussão para coleta, registro e
analise dos dados. Foram entrevistadas a professora que trabalhou no projeto e
dezesseis estudantes da turma. Alguns resultados obtidos sinalizam, para a
aprendizagem colaborativa como a mais apropriada para a construção do
conhecimento em ambiente de aprendizagem mediado pela Rede Mundial de
Computadores, a Internet. O trabalho abordou o Moodle, utilizado no curso
“Introdução ao trabalho e inclusão digital”, bem como a construção do conhecimento
mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado no Moodle. |