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Dissertação
Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital
Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado aval...
Autor principal: | Ferreira, Ana Gláucia Claudino |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2295099669908970 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205 |
Resumo: |
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Este estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas
cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a
interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos
infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem. |