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Dissertação
Aceleração de Estudos: uma análise do programa implementado em Manaus
Apresentamos nesta dissertação os resultados da pesquisa realizada junto aos alunos egressos 2005-2007 do Programa de Aceleração da Aprendizagem, implementado no município de Manaus em 1998/1999, pela Secretaria Municipal de Educação. Que teve como objetivos centrais conhecer o Programa de Aceleraç...
Autor principal: | Ruiz, Nazaré do Socorro do Espírito Santo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1162481570079447 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3200 |
Resumo: |
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Apresentamos nesta dissertação os resultados da pesquisa realizada junto aos alunos egressos 2005-2007 do Programa de Aceleração da Aprendizagem, implementado no município de
Manaus em 1998/1999, pela Secretaria Municipal de Educação. Que teve como objetivos centrais conhecer o Programa de Aceleração da Aprendizagem, proposto pelo MEC, como regularizador do fluxo escolar dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, e seus propósito quanto à qualidade de aprendizagem, assim como, compreender a relação do Programa de Aceleração da Aprendizagem com organismos internacionais de cultura e de
financiamento; investigar o Projeto Político Pedagógico do Programa, suas linhas, suas diretrizes, sua opção política em termos de projeto de sociedade e de escola, averiguando em
quais aspectos este programa abriga uma política de inclusão ou de exclusão social; e por fim, refletir se o aluno egresso consegue se incluir na rede regular de ensino em termos de
qualidade de aprendizagem proposto pelo Programa. Inicialmente o estudo realizou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica com fontes primárias (proposta pedagógica e curricular do Programa de Aceleração da Aprendizagem, documentos legais leis decretos) e fontes
secundárias na temática de Educação, fracasso escolar, leis, jornais e outros meios que pudessem fundamentar o trabalho. O segundo passo deu-se com visitas a Secretaria Municipal
de Educação em busca de documentos que embasassem a implementação do Programa em Manaus e também, na escolha dos critérios para selecionar as Escolas municipais que têm
classes de aceleração à participarem da pesquisa. Como um dos principais objetivos dessa proposta pedagógica é acelerar o aluno, que apresentar condições, para a 5ª série, entrevistouse 100 alunos egressos do Programa do período de 2005-2007 de quatro escolas municipais distribuídas nas zonas norte, sul, leste e oeste. Pois, entendemos que, não basta apenas promover o aluno para a série que ele apresentar condições de cursar, o que está em questão
se este aluno consegue se adaptar a rede regular de ensino no ano posterior. Este momento foi primordial para a consolidação do trabalho, apresentando que o Programa de Aceleração não está obtendo resultados satisfatórios no que diz a regularização do fluxo escolar e também na
qualidade na aprendizagem dos alunos que participaram deste programa. A dissertação está organizada em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. |