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Dissertação
Representação social de formação para professores e formadores da rede municipal de ensino
Este estudo analisa a representação social de formação de um grupo de professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Manaus, construída durante o seu processo de formação profissional, sua prática pedagógica e sua experiência de vida. Parte-se do entendimento de que a formação é uma constru...
Autor principal: | Feitoza, Maria Belacilda de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7022830382613854 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32092019-11-14T14:41:16Z Representação social de formação para professores e formadores da rede municipal de ensino Feitoza, Maria Belacilda de Oliveira Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/7022830382613854 Representação Social, Formação, Formação Continuada, Políticas Públicas Social Representation, Formation, On Going Formation, Public Policies CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este estudo analisa a representação social de formação de um grupo de professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Manaus, construída durante o seu processo de formação profissional, sua prática pedagógica e sua experiência de vida. Parte-se do entendimento de que a formação é uma construção social e que, como tal, reflete o tipo de sociedade e sujeito que essa sociedade quer formar. Abordam-se as concepções de formação que permeiam a representação social de formação dos sujeitos envolvidos e os contextos históricos e sociais nos quais essas representações foram construídas. Nesse sentido, o estudo está organizado em três capítulos que se constituíram mediante as questões norteadoras da pesquisa que, articuladas aos objetivos, nortearam o processo de investigação. Os capítulos respondem, então, às seguintes questões: Qual a Representação Social dos professores e formadores da Rede Municipal de Ensino sobre formação? Existe diferença entre a Representação Social dos professores e a Representação Social dos formadores sobre formação? Por que a maioria dos profissionais das escolas da Rede Municipal não parece buscar a conquista de seu espaço formativo na escola? Que caminhos estes profissionais têm buscado individual e coletivamente para o seu desenvolvimento profissional? This study analyzes the Social Representation of formation of a group of teachers and their professors of the net of education in Manaus, constructed during its process of professional formation, pedagogical practices and their life experiences. It comes from the undestending that the formation is a social construction and that, as such it is, reflects the type of society and citizen that this society wants to form. The conception of formation are approached to the social representation of formation of the involved citizens and the historical and social contexts in which these representations had been constructed. In this direction, the study it is organized in three chapters that had been constituted by the guideline questions of the research that, articulated to the objectives, had guided the investigation. The chapters, then, to the following questions: What s the Social Representation of the teachers and their professors of the Manaus Net of Education about formation? Does exist difference between the Social Representation of the teachers and the Social Representation of the professors on formation? Why the majority of the professionals of the schools of the Municipality Net does not seem to search the conquest of its formative space in the school? What are the ways that these professionals have searched individual and collectively for its professional development? Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:57Z 2015-04-08 2009-11-28 Dissertação FEITOZA, Maria Belacilda de Oliveira. Representação social de formação para professores e formadores da rede municipal de ensino. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3209 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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Este estudo analisa a representação social de formação de um grupo de professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Manaus, construída durante o seu processo de formação profissional, sua prática pedagógica e sua experiência de vida. Parte-se do entendimento de que a formação é uma construção social e que, como tal, reflete o tipo de sociedade e sujeito que essa sociedade quer formar. Abordam-se as concepções de formação que permeiam a representação social de formação dos sujeitos envolvidos e os contextos históricos e sociais nos quais essas representações foram construídas. Nesse sentido, o estudo está organizado em três capítulos que se constituíram mediante as questões norteadoras da pesquisa que, articuladas aos objetivos, nortearam o processo de investigação. Os capítulos respondem, então, às seguintes questões: Qual a Representação Social dos professores e formadores da Rede Municipal de Ensino sobre formação? Existe diferença entre a Representação Social dos professores e a Representação Social dos formadores sobre formação? Por que a maioria dos profissionais das escolas da Rede Municipal não parece buscar a conquista de seu espaço formativo na escola? Que caminhos estes profissionais têm buscado individual e coletivamente para o seu desenvolvimento profissional? |
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Mourão, Arminda Rachel Botelho |
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