Dissertação

Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço

O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem inc...

ver descrição completa

Autor principal: Ricardo, Helenice Aparecida
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3217
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32172016-04-22T14:41:16Z Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço Ricardo, Helenice Aparecida Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/0751428538260685 Mapas Geografia Abordagens do Ensino Representação do Espaço Maps Geography Teaching approach Space representation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamos The purpose of this dissertation is to present an epistemological discussion about the representation of the space in Geography teaching. The space approaches intended by the critic groups of the Geography Innovative Movements (Movimentos de Renovação da Geografia) bring back the understanding that the space representations should include the expertise and know-how originated from the knowledge that space experience offers us and that represent the rescue of the Geography social commitment. We will only be able to change the worlds through the development of critical conscience, if, we democratically, give all voice, once each of us have something to add to the knowledge about the space. We believe that better comprehension of reality depends on the consciousness over our pedagogic practice, thus, being responsible for our educational actions, we´ll be able to make true the ideal defended by the Contemporary Geography, which is the wide comprehension of the reality. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:56:01Z 2015-04-08 2006-09-25 Dissertação RICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Ricardo, Helenice Aparecida
Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
topic_facet Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamos
author_additional Nogueira, Amélia Regina Batista
author_additionalStr Nogueira, Amélia Regina Batista
format Dissertação
author Ricardo, Helenice Aparecida
author2 http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
author2Str http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
title Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_short Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_full Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_fullStr Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_full_unstemmed Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_sort geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
_version_ 1831969121426735104
score 11.755432