Dissertação

Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a função da educação e do trabalho na sociedade indígena Waimiri-Atroari, no contexto de uma relação específica, em que ocorre o processo de colonização capitalista, que se iniciou no século XVII, com a chegada dos europeus à Amazônia, até os dias...

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Autor principal: Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1158594551171546
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32202018-03-14T13:46:58Z Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000 Sousa, Antônia Lurdenilda Menezes de Silva, Jorge Gregório da http://lattes.cnpq.br/1158594551171546 Educação Trabalho Capitalismo Educación Trabajo Capitalismo CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a função da educação e do trabalho na sociedade indígena Waimiri-Atroari, no contexto de uma relação específica, em que ocorre o processo de colonização capitalista, que se iniciou no século XVII, com a chegada dos europeus à Amazônia, até os dias atuais, com a dominação da empresa privada no território indígena. Este trabalho discute a política indigenista brasileira, que sob a égide do capitalismo selvagem, desenvolveu um processo de colonização na Amazônia, voltado para exploração dos recursos naturais da região, e expropriação das terras indígenas. Esta reflexão, ressalta o período em que, relacionando-se as ações da política desenvolvimentista do governo militar, a partir da década de 1970, foram implantados no território Waimiri-Atroari os grandes projetos empresariais. Naquele período, A FUNAI, iniciou um processo de reeducação indígena fundamentado no modo de produção capitalista, cujo regime de trabalho intenso e disciplinador, incentivava a acumulação do lucro. Tendo em vista, o contexto de dominação em que se encontra aquele povo, ressaltamos, neste trabalho, a importância da educação como prática conscientizadora, e numa perspectiva de autodeterminação indígena, a construção de um projeto pedagógico democrático, no qual a criação de novas relações sociais poderão se opor às relações autoritárias existentes. Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la educación y el trabajo en la sociedad indígena Waimiri-Atroari en el contexto de una relación específica en la que el proceso capitalista de la colonización, que comenzó en el siglo XVII con la llegada de los europeos el Amazonas, incluso hoy en día con el dominio de la empresa privada en el territorio indígena. Este trabajo discute la política indígena brasileña, que bajo la égida de un capitalismo salvaje, ha desarrollado un proceso de colonización en la Amazonia, hacia la explotación de los recursos naturales en la región, y la expropiación de las tierras indígenas. Este debate, dice que en el período, en relación con las acciones de la política de desarrollo del gobierno militar de la década de 1970, se desplegaron en el territorio Waimiri Atroari los grandes proyectos empresariales. En ese momento, la FUNAI, ha iniciado un proceso de educación de los indígenas sobre la base de modo trabajo intensivo y la disciplina, alentó a la acumulación de beneficios. A la vista, el contexto de la dominación que un pueblo, se destacan en este trabajo, la importancia de la educación como práctica de las reuniones, y en aras de la proyecto educativo democrático, en el que la creación de nuevas relaciones las relaciones sociales pueden oponerse a la más autoritario. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T21:56:04Z 2015-04-08 2009-01-06 Dissertação SOUSA, Antônia Lurdenilda Menezes de. Educação e trabalho como fatores de transformações políticas e sociais na sociedade Waimiri-Atroari entre 1970-2000. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3220 por Acesso Embargado application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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