Dissertação

Educação e qualidade total: um instrumento mercadológico

Estudou-se a relação entre as Políticas Públicas Educacionais voltadas para a Educação Profissional-Técnica e as tendências construídas pelo setor produtivo, objetivando um melhor resultado na produção material. O objeto central do estudo foi o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEF...

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Autor principal: Ferreira, Lucimara Cabral Barbosa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4490152664524860
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3235
Resumo:
Estudou-se a relação entre as Políticas Públicas Educacionais voltadas para a Educação Profissional-Técnica e as tendências construídas pelo setor produtivo, objetivando um melhor resultado na produção material. O objeto central do estudo foi o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM), que materializou, na teoria e na prática, a política de qualidade total dentro da ótica capitalista, viabilizando a formação de seu alunado dentro da referida concepção mercadológica, para ingressar no campo produtivo. A investigação foi desenvolvida tendo como suporte teórico o método histórico-crítico, buscando entender como os elementos ou forças internas de um problema são contrários, mas não podem existir um sem o outro, onde o movimento é produzido devido a essa contradição. Trata-se de uma pesquisa que fez uso de documentação indireta de fontes primárias e secundárias. Utilizou-se, também, para a elaboração deste estudo a pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi importante porque oportunizou uma reconstrução e uma nova reordenação das principais idéias e categorias produzidas e estabelecidas por outros pesquisadores. O estudo foi estruturado em 3 capítulos. Na introdução encontram-se os elementos metodológicos. O primeiro capítulo, intitulado de Constituição do Estado Moderno Democrático E Liberal: O Estado Neoliberal Como Destruição de Conquistas Sociais, tratou da formação e constituição do atual Estado Neoliberal e a sua relação com um dos principais aspectos sociais: a educação, mais especificamente a Educação Profissional-Técnica. O segundo capítulo, chamado de Estado e Educação: Breve Histórico da Educação Profissional-Técnica, abordou a trajetória da Educação Profissional-Técnica em suas várias faces como: o Otimismo Pedagógico e o Entusiasmo pela Educação, a Teoria do Capital Humano e as atuais propostas de sociabilidade capitalista presentes no ensino profissionalizante: a Qualidade Total" e a Teoria da Competência na educação. O terceiro capítulo, nomeado de O Centro Federal de Educação Tecnológica, analisou a relação entre a educação Profissional-Técnica e as diversas mudanças porque passou o atual Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM) em decorrência das políticas públicas adotadas pelo governo. Nas Considerações Finais chegou-se a conclusão de que existe uma efetiva dualidade e dicotomização da educação brasileira: A educação para o trabalho e a educação propedêutica. A educação dos dirigentes e dos subordinados. Para a reflexão de tal dualidade foi sugerido a adoção de uma educação politécnica e unitária, onde se tem o trabalho como princípio educativo e a possibilidade da promoção da transformação social.