Dissertação

Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM

O trabalho analisa a representação social de gestão democrática dos docentes do ensino fundamental de escolas públicas da Cidade de Coari/AM. Objetivando verificar a existência ou não da mediação do princípio da gestão democrática na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas; conhecer...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Nara Maciel Falcão
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2753815092614412
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3249
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3249
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32492016-05-12T17:23:47Z Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM Lima, Nara Maciel Falcão Ramos, Jucelem Guimarães Belchior http://lattes.cnpq.br/2753815092614412 Gestão Democrática Representação Social Participação Democratic management Social representation Participation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O trabalho analisa a representação social de gestão democrática dos docentes do ensino fundamental de escolas públicas da Cidade de Coari/AM. Objetivando verificar a existência ou não da mediação do princípio da gestão democrática na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas; conhecer os mecanismos de participação no planejamento e gestão escolar existentes nas escolas e identificar as representações sociais dos docentes sobre gestão democrática. O aporte teórico-metodológico sustenta-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, tendo sido utilizados para a coleta de dados questionários estruturados, entrevistas semi-estruturadas e a técnica da associação livre de palavras. Participaram do estudo 102 (cento e dois) docentes do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da Cidade de Coari/Am, pertencentes aos quadros de 07 (sete) escolas com diferentes perfis. Em relação à elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas, o estudo revelou que este processo ainda não ocorre de modo satisfatório à medida que não envolve os agentes escolares em todas as suas etapas; do mesmo modo, pode ser constatado que as escolas ainda não dispõem de alguns dos principais mecanismos de participação da gestão democrática, como conselho escolar, grêmio estudantil, dentre outros. A pesquisa aponta que os docentes, em sua maioria, entendem a participação como um elemento fundamental do processo de construção e implementação da gestão democrática na escola, considerando que não há como pensar num modelo de escola pautado na democracia se não é viabilizada a participação de todos os integrantes da ação educativa nos processos que envolvem as decisões relacionadas à organização do trabalho escolar This study analyses the social representation of the Primary Teaching Democratic Management in public schools in Coari/AM. It aims at checking the existence or non-existence of the mediation of the democratic management principle in elaborating the political-pedagogic projects in these schools , getting to know the participation mechanisms on planning and school management present in these schools and identifying the teachers‟ social representations on democratic management. The theoretical basis of the research is supported by Serge Moscovici s Social Representations Theory . Structured questionnaires and semi-structured interviews, as well as the free association of words technique were its data basis. The participants were 102 primary teachers from seven State Schools from Coari/AM, each of them with a different profile. According to the study, this process has not happened in a satisfactory way yet, as it involves the school agents in all the steps. We also identified most schools do not have some of the main participation mechanisms for the democratic management such as School Councils, Student Unions, among others. The research demonstrates that most of the interviewed teachers are aware that participation is really an essential element for the process of implementation and building of democratic management in schools for there is no school model based on democracy which does not have the participation of all the school community, that is, everybody who takes part of the actions on processes which involve decisions related to the organization of the work developed by schools Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015-04-22T21:56:23Z 2015-04-08 2010-09-29 Dissertação LIMA, Nara Maciel Falcão. Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3249 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão Democrática
Representação Social
Participação
Democratic management
Social representation
Participation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Gestão Democrática
Representação Social
Participação
Democratic management
Social representation
Participation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Lima, Nara Maciel Falcão
Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
topic_facet Gestão Democrática
Representação Social
Participação
Democratic management
Social representation
Participation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O trabalho analisa a representação social de gestão democrática dos docentes do ensino fundamental de escolas públicas da Cidade de Coari/AM. Objetivando verificar a existência ou não da mediação do princípio da gestão democrática na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas; conhecer os mecanismos de participação no planejamento e gestão escolar existentes nas escolas e identificar as representações sociais dos docentes sobre gestão democrática. O aporte teórico-metodológico sustenta-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, tendo sido utilizados para a coleta de dados questionários estruturados, entrevistas semi-estruturadas e a técnica da associação livre de palavras. Participaram do estudo 102 (cento e dois) docentes do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da Cidade de Coari/Am, pertencentes aos quadros de 07 (sete) escolas com diferentes perfis. Em relação à elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas, o estudo revelou que este processo ainda não ocorre de modo satisfatório à medida que não envolve os agentes escolares em todas as suas etapas; do mesmo modo, pode ser constatado que as escolas ainda não dispõem de alguns dos principais mecanismos de participação da gestão democrática, como conselho escolar, grêmio estudantil, dentre outros. A pesquisa aponta que os docentes, em sua maioria, entendem a participação como um elemento fundamental do processo de construção e implementação da gestão democrática na escola, considerando que não há como pensar num modelo de escola pautado na democracia se não é viabilizada a participação de todos os integrantes da ação educativa nos processos que envolvem as decisões relacionadas à organização do trabalho escolar
author_additional Ramos, Jucelem Guimarães Belchior
author_additionalStr Ramos, Jucelem Guimarães Belchior
format Dissertação
author Lima, Nara Maciel Falcão
author2 http://lattes.cnpq.br/2753815092614412
author2Str http://lattes.cnpq.br/2753815092614412
title Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
title_short Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
title_full Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
title_fullStr Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
title_full_unstemmed Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM
title_sort gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de coari/am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3249
_version_ 1831969127990820864
score 11.755432