Dissertação

As representações sociais de trabalho e educação em comunidades ribeirinhas

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa que possibilitasse realizar uma análise das Representações Sociais de trabalho e educação dos moradores e moradoras de uma comunidade ribeirinha do município de Benjamin Constant, Mesorregião do Alto Solimões-Am, enfatizando o contexto...

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Autor principal: Silva, Oderlene Braulio da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5446984670745528
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3250
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32502016-05-12T17:23:25Z As representações sociais de trabalho e educação em comunidades ribeirinhas Silva, Oderlene Braulio da Ramos, Jucelem Guimarães Belchior http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 Trabalho e Educação Comunidades Ribeirinhas Representação Social Trabajo y la Educación Comunidades Ribereñas Representación Social CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma pesquisa que possibilitasse realizar uma análise das Representações Sociais de trabalho e educação dos moradores e moradoras de uma comunidade ribeirinha do município de Benjamin Constant, Mesorregião do Alto Solimões-Am, enfatizando o contexto e o processo de sua constituição e partilha. Para isso este estudo que foi realizado no período correspondente aos anos de 2008 a 2010 buscou identificar as evidências empíricas de trabalho e educação no município de Benjamin Constant, descrever a trajetória da comunidade e seus agentes na construção simbólica das formas de trabalho e educação específicas e conhecer os conteúdos das RS trabalho e educação, suas estruturas e articulações., buscando entender como as RS de trabalho e educação constituídas e partilhadas no cotidiano da comunidade ribeirinha de Guanabara II se configuram frente à heterogeneidade e às exigências da atualidade. Apoiamos nossas discussões no referencial teórico de Arroyo (2005), Gramsci (1968), Nosella (1994, 2002), Frigotto (1996, 2002, 2008), Freire (1974, 1996), Kuenzer(1986, 1997, 2007), Mourão( 2006) e outros que nos levam a refletir sobre a necessidade de articulação entre educação e trabalho na possibilidade de enfrentamento de problemáticas sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais.; em Moscovici(1961, 2003), Jodelet(1998), Abric(1994), Ramos(2004), Sá(1996) para abordar as representações sociais, pois as conceituam como elementos constitutivos da realidade; e em Silva(2003), Noda(1985), Fraxe(2004), Oliveira(2003), Furtado(2004) e Witkoski (2007), estes estudiosos(as) que configuram o perfil dos trabalhadores da Amazônia e da diversidade na região caracterizando a vida dos que habitam comunidades ribeirinhas. Acreditamos que esta pesquisa vem contribuir significativamente com a identificação dos núcleos positivos de transformação e de resistência na forma de conceber a realidade, aprofundando os estudos e reflexões acerca das concepções e práticas que demonstram a indissociabilidade entre trabalho e educação, e ressaltando a necessidade de políticas públicas específicas ao povo que vive da terra, da água e da floresta e que muito contribui com o desenvolvimento da região Este trabajo fue desarrollar una encuesta que permite llevar a cabo un análisis de representaciones sociales del trabajo y la educación de residentes y residentes de una comunidad ribereña en el municipio de Benjamin Constant, Estadual de Alto Solimões-Am, haciendo hincapié en el contexto y el proceso de su formación y compartir. Por lo que este estudio que se llevó a cabo en el período correspondiente a los años 2008 a 2010 trató de determinar la evidencia empírica y la educación en el municipio de Benjamin Constant, describir la trayectoria de la comunidad y sus agentes dentro de la construcción simbólica de las formas de trabajo y la educación específica y conocer el contenido de la trabajo de RS y educación, sus estructuras y uniones, tratando de entender cómo la RS y la educación se formó y compartida en la vida cotidiana de la comunidad de Riverside Guanabara II configuran ellos mismos contra la heterogeneidad y las exigencias de hoy en día. Apoyamos a nuestros debates en Arroyo teórica (2005), Gramsci (1968), Nosella (1994, 2002), Frigotto (1996, 2002, 2008), Freire (1974, 1996), Kuenzer (1986, 1997, 2007), Mourão (2006) y otros que nos llevan a reflexionar sobre la necesidad de establecer vínculos entre la educación y el trabajo sobre la posibilidad de enfrentamiento de la problemática social, ambiental, económica, política y cultural; en Moscovici (1961, 2003), Jodelet (1998), Abric (1994), Ramos (2004), Sá (1996) para hacer frente a las representaciones sociales porque a conceptualizar como elementos constitutivos de la realidad; y Silva (2003), Noda (1985), Fraxe (2004), Oliveira (2003), Furtado (2004) y Witkoski (2007), estos eruditos que configurar el perfil de los empleados de Amazonas y la diversidad de la región con la vida de los que habitan las comunidades costeras. Creemos que esta investigación trata de contribuir de manera significativa a la identificación positiva de núcleos de procesamiento y resistencia en la forma de concebir la realidad, la profundización de los estudios y reflexiones sobre los conceptos y prácticas que demuestren la inseparabilidad entre el trabajo y la educación, y destacando la necesidad de políticas públicas que son específicos de personas que viven en la tierra, agua y bosque y realmente ayuda con el desarrollo de la región Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015-04-22T21:56:23Z 2015-04-08 2010-11-30 Dissertação SILVA, Oderlene Braulio da. As representações sociais de trabalho e educação em comunidades ribeirinhas. 2010. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3250 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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