/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação
Este estudo científico expõe, com o objetivo de sistematicamente reunir, analisar e interpretar informações relativas às novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação, com base nos estudos de Pierre Lévy sobre o futuro do pensamento na era da informática e do con...
Autor principal: | Mota, Ana Leôni Vieira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4539362658496099 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3252 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3252 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32522016-04-22T14:41:22Z As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação Mota, Ana Leôni Vieira Oliveira, Selma Suely Baçal de http://lattes.cnpq.br/4539362658496099 Tecnologia Desenho técnico Trabalho Educação Tecnologia Desenho técnico Trabalho Technology Technical design Work Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este estudo científico expõe, com o objetivo de sistematicamente reunir, analisar e interpretar informações relativas às novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação, com base nos estudos de Pierre Lévy sobre o futuro do pensamento na era da informática e do conhecimento e sua abordagem sobre a inteligência coletiva por uma antropologia do ciberespaço. A partir disso, busca-se perceber o olhar de outros profissionais da área de engenharia e arquitetura, com a finalidade de juntos retratarmos o processo de mudança do desenho manual ao desenho auxiliado por computador. Trata-se de um estudo que parte da análise da dinâmica desse movimento, para definir a ação, as tendências e as contribuições das novas tecnologias no processo educacional e as conseqüências sociais no mundo do trabalho. The present scientific study explains, for grouping systematically, analyzing and understanding the technological innovation knowledge and the technical architectural design in the relationship among work and education, based on Pierre Lévy studies about the future idea in the computation and the knowledge era and Lévy s entirety new view about collective intelligence throughout the anthropology cyberspace. From this logical development on, the study inquires into the several engineer and architectural professional views for retracting together the transformation process of manual design to computer aided design. This study is starting from this dynamic transformation process, for showing the technological innovation action, its tendencies and its givebacks for educational process and the social results in the working world. 2015-04-22T21:56:25Z 2015-04-08 2007-01-16 Dissertação MOTA, Ana Leôni Vieira. As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3252 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Tecnologia Desenho técnico Trabalho Educação Tecnologia Desenho técnico Trabalho Technology Technical design Work Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Tecnologia Desenho técnico Trabalho Educação Tecnologia Desenho técnico Trabalho Technology Technical design Work Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Mota, Ana Leôni Vieira As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
topic_facet |
Tecnologia Desenho técnico Trabalho Educação Tecnologia Desenho técnico Trabalho Technology Technical design Work Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este estudo científico expõe, com o objetivo de sistematicamente reunir, analisar e interpretar informações relativas às novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação, com base nos estudos de Pierre Lévy sobre o futuro do pensamento na era da informática e do conhecimento e sua abordagem sobre a inteligência coletiva por uma antropologia do ciberespaço. A partir disso, busca-se perceber o olhar de outros profissionais da área de engenharia e arquitetura, com a finalidade de juntos retratarmos o processo de mudança do desenho manual ao desenho auxiliado por computador. Trata-se de um estudo que parte da análise da dinâmica desse movimento, para definir a ação, as tendências e as contribuições das novas tecnologias no processo educacional e as conseqüências sociais no mundo do trabalho. |
author_additional |
Oliveira, Selma Suely Baçal de |
author_additionalStr |
Oliveira, Selma Suely Baçal de |
format |
Dissertação |
author |
Mota, Ana Leôni Vieira |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4539362658496099 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4539362658496099 |
title |
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
title_short |
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
title_full |
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
title_fullStr |
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
title_sort |
as novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3252 |
_version_ |
1831969128497283072 |
score |
11.753896 |