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Dissertação
Abordagem sociodental na caracterização da necessidade de tratamento ortodôntico em escolares de 12 anos de idade na cidade de Manaus - AM
A necessidade normativa (NN) definida pelo profissional têm sido amplamente utilizada para indicação de tratamento ortodôntico. Devido às limitações deste método foi proposta a avaliação sociodental de necessidade de tratamento, um método que incorpora à NN medidas subjetivas autorreferidas e com...
Autor principal: | Herkrath, Fernando José |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6520056577460946 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3395 |
Resumo: |
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A necessidade normativa (NN) definida pelo profissional têm sido amplamente utilizada para
indicação de tratamento ortodôntico. Devido às limitações deste método foi proposta a
avaliação sociodental de necessidade de tratamento, um método que incorpora à NN medidas
subjetivas autorreferidas e comportamentos relacionados à saúde bucal. O objetivo deste
estudo foi testar a avaliação sociodental de necessidade de tratamento ortodôntico em
adolescentes. Um estudo seccional envolveu 201 escolares de 12 anos de idade na cidade de
Manaus, Amazonas, em 2010-2011. A NN de tratamento ortodôntico foi determinada através
de exame clínico bucal e o emprego do Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico
(IOTN) e do Índice de Estética Dental (DAI). A abordagem sociodental combinou medidas
normativas (IOTN e DAI), impacto da má oclusão nas atividades diárias (instrumento Child-
OIDP) e avaliação da propensão ao tratamento ortodôntico. Os métodos de avaliação de
necessidade de tratamento foram comparados entre si com o teste de McNemar. A associação
entre o impacto da má oclusão nas atividades diárias e a NN foi testada com o teste Quiquadrado
e teste de Kruskal-Wallis. A frequência de indivíduos com NN de tratamento (IOTN
e DAI) foi estatisticamente maior em comparação com a abordagem sociodental (p<0,001). A
abordagem sociodental mostrou resultados distintos utilizando-se o DAI e o IOTN (p<0,001).
A magnitude da NN foi associada ao impacto da má oclusão nas atividades diárias dos
adolescentes. Observou-se uma grande redução nas estimativas de necessidade de tratamento
ortodôntico em adolescentes com o emprego da abordagem sociodental. O uso da avaliação
sociodental de necessidade de tratamento ortodôntico pode otimizar o emprego dos recursos
nos serviços públicos odontológicos. |