Dissertação

Infecção latente por mycobacterium tuberculosis

A exposição ao Mycobacterium tuberculosis pode desencadear três eventos distintos no organismo humano, quais sejam: eliminação dos bacilos; infecção latente, onde há controle, mas não eliminação da infecção; ou adoecimento por tuberculose, quando a resposta do sistema imune é insuficiente para co...

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Autor principal: Machado, Kim Vinícius Amaral
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5184254328388241
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3420
Resumo:
A exposição ao Mycobacterium tuberculosis pode desencadear três eventos distintos no organismo humano, quais sejam: eliminação dos bacilos; infecção latente, onde há controle, mas não eliminação da infecção; ou adoecimento por tuberculose, quando a resposta do sistema imune é insuficiente para conter a infecção. Entre estudantes de enfermagem estas ocorrências são possíveis, visto as situações de contágio aos quais são expostos em atividades curriculares. O objetivo deste trabalho foi identificar infecção latente por tuberculose e seus fatores associados em acadêmicos do curso de graduação em enfermagem, conforme a situação de iniciante ou finalista. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, de detecção de caso, com coleta primária de dados sobre conhecimentos e situação de infecção latente por tuberculose de acadêmicos iniciantes e finalistas dos cursos de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do Amazonas, nos quais foram realizados Ensaios de Liberação de Interferon-gama (Quantiferon-TB Gold In Test) e Prova Tuberculínica a fim de detectar infecção por tuberculose. Os dados foram analisados no Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) em abordagens univariadas para descrição da distribuição das variáveis, e bivariadas para identificar como as variáveis se relacionam entre si e os fatores associados à infecção latente por tuberculose. Nos estudantes iniciantes, o resultado dos dois exames foi simultaneamente positivo em quatro casos, e nos finalistas detectamos ambos os resultados positivos em um único indivíduo. No total obtivemos 38 exames positivos correspondentes a 33 estudantes de enfermagem, em ambas as instituições. Detectamos diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis de situação no curso (iniciante ou finalista) e faixa etária com o resultado positivo de Prova Tuberculínica, bem como infecção latente, uso de Prova Tuberculínica para guiar tratamento, compartilhamento de ambientes com pacientes e notificação compulsória de caso de TB com situação de iniciante ou finalista do curso. Os dados deste estudo permitiram uma análise do perfil dos estudantes e de comparação entre os grupos de iniciantes e finalistas. Sugerimos às escolas de enfermagem melhor preparação para facilitar no processo de aprendizado um conhecimento mais acurado sobre TB.