Dissertação

A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de caso imanente à Gestão da Qualidade com a proposta de aplicação das ferramentas de melhoria contínua, com lastro no PDCA. O problema que deu origem ao estudo desta dissertação volta-se ao setor de serviços, no Departamento de Pesso...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Rogerio do Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1131722897772605
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3519
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3519
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35192018-11-08T19:22:23Z A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde Carvalho, Rogerio do Nascimento Frota, Cláudio Dantas http://lattes.cnpq.br/1131722897772605 http://lattes.cnpq.br/5343572313273237 Gestão da qualidade Desempenho organizacional Serviço público Quality management Organizational performance Public serviceq ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de caso imanente à Gestão da Qualidade com a proposta de aplicação das ferramentas de melhoria contínua, com lastro no PDCA. O problema que deu origem ao estudo desta dissertação volta-se ao setor de serviços, no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas, com o intuito de melhorar a qualidade e produtividade no atendimento aos clientes deste setor, através da eliminação de gargalos nos fluxos atuais. Com o uso de ferramentas da Qualidade Total e modelagem de processos se objetiva analisar as possíveis falhas encontradas nos fluxos atuais, e propor novo fluxo para diminuir custos com a redução de desperdícios e retrabalhos, bem como minimizar o tempo gasto no processo, constituindo, desta forma, um arcabouço de procedimentos para melhoria contínua do setor. O percurso metodológico se caracteriza pela investigação com um estudo de caso exploratório. A metodologia utilizada foi a de modelagem de processos, sendo realizada uma revisão da literatura composta de ferramentas da gestão da qualidade, bem como de investigação da aplicação destas ferramentas no setor público. Utiliza uma abordagem dividida em três fases, iniciando pela preparação do ambiente, o levantamento e descrição da situação atual. O estudo aponta que os resultados obtidos viabilizaram a identificação de processos críticos e a melhoria dos mesmos permitiram o entendimento da situação desejada para qualificar o desempenho da Universidade Federal do Amazonas, possibilitando dessa forma, propor ajustes que possam trazer ganhos significativos à Instituição The objective of this paper is to present the results of a case study immanent in Quality Management with the proposed application of continuous improvement tools backed the PDCA. The problem that led to this dissertation studied back to the service sector, the Personnel Department of the Federal University of Amazonas, in order to improve quality and productivity in customer service this sector, through the elimination of bottlenecks in the flow current. With the use of tools of Total Quality and process modeling objective is to analyze possible flaws found in current flows, and propose new flow to decrease costs by reducing waste and rework, and minimize the time spent in the process and thus represent a framework of procedures for continuous improvement of the sector. The course is characterized by methodological research with an exploratory case study. The methodology was based on process modeling, and performed a literature review consists of tools of quality management as well as research the application of these tools in the public sector. It uses an approach divided into three phases, starting with the preparation of the environment and the survey and description of the current situation. The study shows that the results enabled the identification of critical processes and improving them, allowed the understanding of the desired situation to qualify the performance of the Federal University of Amazonas, thus enabling propose adjustments that can bring significant gains to the Institution 2015-04-22T22:10:30Z 2015-04-09 2013-09-18 Dissertação Carvalho, Rogerio do Nascimento. A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde. 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3519 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão da qualidade
Desempenho organizacional
Serviço público
Quality management
Organizational performance
Public serviceq
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Gestão da qualidade
Desempenho organizacional
Serviço público
Quality management
Organizational performance
Public serviceq
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Carvalho, Rogerio do Nascimento
A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
topic_facet Gestão da qualidade
Desempenho organizacional
Serviço público
Quality management
Organizational performance
Public serviceq
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de caso imanente à Gestão da Qualidade com a proposta de aplicação das ferramentas de melhoria contínua, com lastro no PDCA. O problema que deu origem ao estudo desta dissertação volta-se ao setor de serviços, no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas, com o intuito de melhorar a qualidade e produtividade no atendimento aos clientes deste setor, através da eliminação de gargalos nos fluxos atuais. Com o uso de ferramentas da Qualidade Total e modelagem de processos se objetiva analisar as possíveis falhas encontradas nos fluxos atuais, e propor novo fluxo para diminuir custos com a redução de desperdícios e retrabalhos, bem como minimizar o tempo gasto no processo, constituindo, desta forma, um arcabouço de procedimentos para melhoria contínua do setor. O percurso metodológico se caracteriza pela investigação com um estudo de caso exploratório. A metodologia utilizada foi a de modelagem de processos, sendo realizada uma revisão da literatura composta de ferramentas da gestão da qualidade, bem como de investigação da aplicação destas ferramentas no setor público. Utiliza uma abordagem dividida em três fases, iniciando pela preparação do ambiente, o levantamento e descrição da situação atual. O estudo aponta que os resultados obtidos viabilizaram a identificação de processos críticos e a melhoria dos mesmos permitiram o entendimento da situação desejada para qualificar o desempenho da Universidade Federal do Amazonas, possibilitando dessa forma, propor ajustes que possam trazer ganhos significativos à Instituição
author_additional Frota, Cláudio Dantas
author_additionalStr Frota, Cláudio Dantas
format Dissertação
author Carvalho, Rogerio do Nascimento
author2 http://lattes.cnpq.br/1131722897772605
author2Str http://lattes.cnpq.br/1131722897772605
title A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
title_short A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
title_full A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
title_fullStr A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
title_full_unstemmed A Gestão da Qualidade aplicada aos processos produtivos no Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
title_sort gestão da qualidade aplicada aos processos produtivos no departamento de pessoal da universidade federal do amazonas: um estudo de caso voltado à eliminação de gargalos na área de convênios de planos de saúde
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3519
_version_ 1831969168868507648
score 11.753735