Dissertação

Avaliação de desempenho, produtividade e eficiência: uma abordagem aplicando a ferramenta análise envoltória de dados DEA na Universida- de Federal do Amazonas

A proposta desta pesquisa é aplicar a metodologia Análise Envoltória de Dados DEA como ferramenta de Avaliação de Desempenho e Eficiência das 19 Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2009 e 2010, mostrando qual unidade acadêmica é mais produtiva e eficiente, e...

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Autor principal: Oliveira, Nilma Gorette Antonia de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4695923314257062
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3523
Resumo:
A proposta desta pesquisa é aplicar a metodologia Análise Envoltória de Dados DEA como ferramenta de Avaliação de Desempenho e Eficiência das 19 Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2009 e 2010, mostrando qual unidade acadêmica é mais produtiva e eficiente, e qual unidade apresenta índice menor de produtividade e eficiência. A ferramenta DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não visam lucros ou para àquelas que não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os produtos, sendo, dessa forma, uma técnica alternativa no estudo da eficiência das instituições de ensino superior. Considerando que o produto final de uma instituição de ensino superior é a formação de indivíduo com senso crítico, qualificado para assumir um papel na sociedade, e oferecer à comunidade cursos de graduação e pós-graduação com qualidade, aplicou-se o modelo Retornos Constantes de Escala (CCR) com orientação ao produto. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: na primeira foi considerada a avaliação das 14 unidades acadêmicas da sede e na segunda e terceira utilizou-se a avaliação das 19 unidades acadêmicas da Instituição. Os dados utilizados na pesquisa foram oriundos de fontes existentes na instituição tais como: Relatório de Gestão, PingIFES e Indicadores do TCU. Em 2009, os resultados mostram que das 14 unidades acadêmicas avaliadas 71.43% atingiram o índice de eficiência técnica, enquanto que em 2010 85.71% foram eficientes. Na avaliação das 19 unidades acadêmicas, 52.63% mostraram-se eficientes em 2009 e 68.42% em 2010. No caso das unidades acadêmicas que não atingiram o índice de eficiência, o modelo DEA mostra através dos resultados quais aspectos devem ser trabalhados pelo gestor para que se torne eficiente. Os resultados obtidos poderão ajudar o gestor na tomada de decisão no momento de definir metas institucionais voltadas para as unidades que precisam tornar-se produtivas e eficientes.