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Dissertação
Avaliação de desempenho, produtividade e eficiência: uma abordagem aplicando a ferramenta análise envoltória de dados DEA na Universida- de Federal do Amazonas
A proposta desta pesquisa é aplicar a metodologia Análise Envoltória de Dados DEA como ferramenta de Avaliação de Desempenho e Eficiência das 19 Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2009 e 2010, mostrando qual unidade acadêmica é mais produtiva e eficiente, e...
Autor principal: | Oliveira, Nilma Gorette Antonia de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4695923314257062 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3523 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35232016-05-05T17:41:26Z Avaliação de desempenho, produtividade e eficiência: uma abordagem aplicando a ferramenta análise envoltória de dados DEA na Universida- de Federal do Amazonas Oliveira, Nilma Gorette Antonia de Cavalcante, Maria Ivanilde Araújo http://lattes.cnpq.br/4695923314257062 http://lattes.cnpq.br/5991232789729751 Avaliação Análise Envoltória de Dados Eficiência Evaluation Data Envelopment Analysis Efficiency ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A proposta desta pesquisa é aplicar a metodologia Análise Envoltória de Dados DEA como ferramenta de Avaliação de Desempenho e Eficiência das 19 Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2009 e 2010, mostrando qual unidade acadêmica é mais produtiva e eficiente, e qual unidade apresenta índice menor de produtividade e eficiência. A ferramenta DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não visam lucros ou para àquelas que não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os produtos, sendo, dessa forma, uma técnica alternativa no estudo da eficiência das instituições de ensino superior. Considerando que o produto final de uma instituição de ensino superior é a formação de indivíduo com senso crítico, qualificado para assumir um papel na sociedade, e oferecer à comunidade cursos de graduação e pós-graduação com qualidade, aplicou-se o modelo Retornos Constantes de Escala (CCR) com orientação ao produto. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: na primeira foi considerada a avaliação das 14 unidades acadêmicas da sede e na segunda e terceira utilizou-se a avaliação das 19 unidades acadêmicas da Instituição. Os dados utilizados na pesquisa foram oriundos de fontes existentes na instituição tais como: Relatório de Gestão, PingIFES e Indicadores do TCU. Em 2009, os resultados mostram que das 14 unidades acadêmicas avaliadas 71.43% atingiram o índice de eficiência técnica, enquanto que em 2010 85.71% foram eficientes. Na avaliação das 19 unidades acadêmicas, 52.63% mostraram-se eficientes em 2009 e 68.42% em 2010. No caso das unidades acadêmicas que não atingiram o índice de eficiência, o modelo DEA mostra através dos resultados quais aspectos devem ser trabalhados pelo gestor para que se torne eficiente. Os resultados obtidos poderão ajudar o gestor na tomada de decisão no momento de definir metas institucionais voltadas para as unidades que precisam tornar-se produtivas e eficientes. The purpose of this research is to apply the methodology of Data Envelopment Analysis - DEA as a tool for evaluating their performance and efficiency of 19 Academic Units of the Federal University of Amazonas (UFAM) for the years 2009 and 2010, showing which academic unit is more productive and efficient, and which unit has lower level of productivity and efficiency. The tool was developed DEA to evaluate the efficiency of organizations whose activities are not aimed at profit or for those that do not exist pre-fixed prices for all inputs and / or all products, and thus an alternative technique to study the efficiency of higher education institutions. Considering that the end product of a higher education institution is to train individuals with critical thinking, qualified to play a role in society, and provide the community with undergraduate and graduate quality, we applied the model of Constant Returns Scale (CCR) with the product orientation. The research was conducted in three stages: the first was considered the evaluation of 14 academic units at headquarters and in the second and third used the evaluation of 19 academic units of the institution. The data used in the study were derived from existing sources at the institution such as: Management Report, PingIFES and Indicators TCU. In 2009, the results show that the 14 academic units assessed 71.43% achieved the level of technical efficiency, whereas in 2010 were 85.71% efficient. In evaluating the 19 academic units, 52.63% were effective in 2009 and 68.42% in 2010. In the case of academic units that have not reached the level of efficiency, the DEA model shown by the results which aspects should be dealt with by the manager to become efficient. The results may help the manager in decision making when defining institutional goals focused on those units that need to become productive and efficient. 2015-04-22T22:10:33Z 2015-04-09 2012-07-03 Dissertação Oliveira, Nilma Gorette Antonia de. Avaliação de desempenho, produtividade e eficiência: uma abordagem aplicando a ferramenta análise envoltória de dados DEA na Universida- de Federal do Amazonas. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3523 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Avaliação Análise Envoltória de Dados Eficiência Evaluation Data Envelopment Analysis Efficiency ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
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A proposta desta pesquisa é aplicar a metodologia Análise Envoltória de Dados DEA como ferramenta de Avaliação de Desempenho e Eficiência das 19 Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2009 e 2010, mostrando qual unidade acadêmica é mais produtiva e eficiente, e qual unidade apresenta índice menor de produtividade e eficiência. A ferramenta DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não visam lucros ou para àquelas que não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os produtos, sendo, dessa forma, uma técnica alternativa no estudo da eficiência das instituições de ensino superior. Considerando que o produto final de uma instituição de ensino superior é a formação de indivíduo com senso crítico, qualificado para assumir um papel na sociedade, e oferecer à comunidade cursos de graduação e pós-graduação com qualidade, aplicou-se o modelo Retornos Constantes de Escala (CCR) com orientação ao produto. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: na primeira foi considerada a avaliação das 14 unidades acadêmicas da sede e na segunda e terceira utilizou-se a avaliação das 19 unidades acadêmicas da Instituição. Os dados utilizados na pesquisa foram oriundos de fontes existentes na instituição tais como: Relatório de Gestão, PingIFES e Indicadores do TCU. Em 2009, os resultados mostram que das 14 unidades acadêmicas avaliadas 71.43% atingiram o índice de eficiência técnica, enquanto que em 2010 85.71% foram eficientes. Na avaliação das 19 unidades acadêmicas, 52.63% mostraram-se eficientes em 2009 e 68.42% em 2010. No caso das unidades acadêmicas que não atingiram o índice de eficiência, o modelo DEA mostra através dos resultados quais aspectos devem ser trabalhados pelo gestor para que se torne eficiente. Os resultados obtidos poderão ajudar o gestor na tomada de decisão no momento de definir metas institucionais voltadas para as unidades que precisam tornar-se produtivas e eficientes. |
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