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Dissertação
A influência do clima organizacional na melhoria da qualidade e produtividade dos serviços: um estudo de caso na pró-reitoria de ensino de graduação da Universidade Federal do Amazonas
O mundo do trabalho passa por profundas transformações, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos impulsionados, em grande parte, pela globalização da economia bem como evolução tecnológica. As organizações necessitam de profissionais flexíveis, qualificados, competentes, que se adaptam à...
Autor principal: | Jardim, Izaura Maria da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4257321196254621 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3531 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35312018-11-08T19:23:48Z A influência do clima organizacional na melhoria da qualidade e produtividade dos serviços: um estudo de caso na pró-reitoria de ensino de graduação da Universidade Federal do Amazonas Jardim, Izaura Maria da Silva Frota, Cláudio Dantas http://lattes.cnpq.br/4257321196254621 http://lattes.cnpq.br/5343572313273237 Clima organizacional Qualidade Prestação de serviços Universidade Organizational climate Quality Delivery services University ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O mundo do trabalho passa por profundas transformações, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos impulsionados, em grande parte, pela globalização da economia bem como evolução tecnológica. As organizações necessitam de profissionais flexíveis, qualificados, competentes, que se adaptam às mudanças e que possam gerar aumento de produtividade com qualidade. Características culturais e comportamentais nas organizações têm um efeito mensurável no desempenho da organização. A avaliação do indivíduo sobre seu ambiente de trabalho representa um eixo fundamental para os estudos de clima organizacional. Diante desse contexto, surgem às Instituições de Ensino Superior, com suas mais complexas peculiaridades, que devem ser consideradas na mensuração de estudos dessa natureza. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo principal avaliar o clima organizacional e sua influência na melhoria da qualidade e produtividade dos serviços em uma instituição publica federal de ensino superior: um estudo de caso na pró-reitoria de ensino de graduação da Universidade Federal do Amazonas. Para tanto, foram consideradas seis dimensões de clima: imagem da empresa, relacionamento interpessoal, liderança, treinamento e desenvolvimento, comunicação e o ambiente de trabalho, fundamentadas na literatura pertinente ao tema. A metodologia adotada foi uma análise descritiva, onde foi realizada uma pesquisa e campo com técnicas de questionários, de possíveis relações entre as dimensões pesquisadas e o clima organizacional da pró-reitoria. A pesquisa contemplou o método qualitativo, e quanto aos meios tratou-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram pesquisados dados tomando-se como base trabalhos de caráter científico, publicados e catalogados, através de publicações avulsas, jornais, revistas, livros, monografias, dissertações e teses. Os dados para a pesquisa foram coletados através de um questionário e aplicado a todos os colaboradores da PROEG. Após a coleta do instrumento os dados foram formatados no software Excel, onde foram gerados os gráficos com os percentuais obtidos na pesquisa. Na análise dos indicadores obtidos, percebe-se a complexidade e a diversidade de percepção das pessoas sobre o mesmo ambiente. No entanto, mesmo com as divergências de opiniões, os resultados apresentados apontam um índice razoável de satisfação quanto às dimensões de liderança, relacionamento interpessoal e imagem institucional que contribuem sobremaneira de modo positivo nas análises desta pesquisa. E quanto às ações negativas pode-se citar treinamento e desenvolvimento, comunicação e o ambiente de trabalho que atuam no clima organizacional do objeto desta pesquisa, uma vez que pode gerar conflitos entre os pares. Considera-se que os objetivos foram alcançados quando a pesquisadora conseguiu realizar a análise do clima organizacional com os resultados obtidos com aplicação do instrumento de pesquisa 2015-04-22T22:10:38Z 2015-04-09 2012-09-21 Dissertação Jardim, Izaura Maria da Silva. A influência do clima organizacional na melhoria da qualidade e produtividade dos serviços: um estudo de caso na pró-reitoria de ensino de graduação da Universidade Federal do Amazonas. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3531 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O mundo do trabalho passa por profundas transformações, tanto em termos quantitativos
quanto qualitativos impulsionados, em grande parte, pela globalização da economia bem como
evolução tecnológica. As organizações necessitam de profissionais flexíveis, qualificados,
competentes, que se adaptam às mudanças e que possam gerar aumento de produtividade com
qualidade. Características culturais e comportamentais nas organizações têm um efeito
mensurável no desempenho da organização. A avaliação do indivíduo sobre seu ambiente de
trabalho representa um eixo fundamental para os estudos de clima organizacional. Diante desse
contexto, surgem às Instituições de Ensino Superior, com suas mais complexas peculiaridades,
que devem ser consideradas na mensuração de estudos dessa natureza. Nesse sentido, este
trabalho tem por objetivo principal avaliar o clima organizacional e sua influência na melhoria
da qualidade e produtividade dos serviços em uma instituição publica federal de ensino
superior: um estudo de caso na pró-reitoria de ensino de graduação da Universidade Federal do
Amazonas. Para tanto, foram consideradas seis dimensões de clima: imagem da empresa,
relacionamento interpessoal, liderança, treinamento e desenvolvimento, comunicação e o
ambiente de trabalho, fundamentadas na literatura pertinente ao tema. A metodologia adotada
foi uma análise descritiva, onde foi realizada uma pesquisa e campo com técnicas de
questionários, de possíveis relações entre as dimensões pesquisadas e o clima organizacional da
pró-reitoria. A pesquisa contemplou o método qualitativo, e quanto aos meios tratou-se de uma
pesquisa bibliográfica onde foram pesquisados dados tomando-se como base trabalhos de
caráter científico, publicados e catalogados, através de publicações avulsas, jornais, revistas,
livros, monografias, dissertações e teses. Os dados para a pesquisa foram coletados através de
um questionário e aplicado a todos os colaboradores da PROEG. Após a coleta do instrumento
os dados foram formatados no software Excel, onde foram gerados os gráficos com os
percentuais obtidos na pesquisa. Na análise dos indicadores obtidos, percebe-se a complexidade
e a diversidade de percepção das pessoas sobre o mesmo ambiente. No entanto, mesmo com as
divergências de opiniões, os resultados apresentados apontam um índice razoável de satisfação
quanto às dimensões de liderança, relacionamento interpessoal e imagem institucional que
contribuem sobremaneira de modo positivo nas análises desta pesquisa. E quanto às ações
negativas pode-se citar treinamento e desenvolvimento, comunicação e o ambiente de trabalho
que atuam no clima organizacional do objeto desta pesquisa, uma vez que pode gerar conflitos
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