Dissertação

Gestão de bibliotecas: avaliação estrutural das bibliotecas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a estrutura das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) de acordo com avaliação do SINAES/INEP voltados para as bibliotecas com a finalidade de credenciamento institucional. A avaliação debruçou-se sob os aspectos...

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Autor principal: Porto, Odimar José Ferreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2815808336212481
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3553
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a estrutura das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) de acordo com avaliação do SINAES/INEP voltados para as bibliotecas com a finalidade de credenciamento institucional. A avaliação debruçou-se sob os aspectos principais que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFAM e nos relatórios da Comissão Interna de Avaliação (CPA) em relação aos itens descritos às bibliotecas. Esta análise abrangeu os elementos que compõe as organizações: pessoas, estrutura e tecnologia. Como metodologia foi feito um levantamento de dados de nove bibliotecas de três universidades que são referências no ensino superior do Brasil, que foram assim denominadas: Universidade A ; Universidade B e Universidade C para, a partir deste processo, compará-las às condições das três bibliotecas do IFAM (CMC, CMDI e CMZL), as quais foram escolhidas para esta pesquisa. Procurou-se, ainda, identificar quais mudanças substanciais ocorreram no processo organizacional do instituto, para assim estabelecer padrões mínimos de estruturas às bibliotecas. Este estudo se constituiu de uma pesquisa documental descritiva com o emprego da técnica de coleta de dados, que foi realizada por meio da observação direta e com aplicação do Instrumento de Coleta de Dados e Informações (ICDI). Os resultados obtidos apontaram que as bibliotecas do IFAM ainda estão em posição de adequação no âmbito do ensino superior, porém suas estruturas estão avançando em relação as demais instituições que estão no topo do padrão brasileiro, percebendo assim que existe uma grande disparidade entre os requisitos exigidos pela avaliação do INEP e às estruturas apresentadas pelas unidades de informação. Desta forma, verifica-se a necessidade de uma revisão quanto aos critérios estabelecidos pelos órgãos avaliadores, bem como dos padrões estruturais encontrados nas bibliotecas do IFAM para, assim, definir indicadores e parâmetros.