Dissertação

Inferência estatística sobre a qualidade do processo de compras públicas diretas em uma Instituição de ensino

Alavancado pelo processo da globalização, a qualidade tornou-se função decisiva para a conquista de clientes e competitividade. Assim, as organizações estão evoluindo para o aperfeiçoamento de seus métodos de gestão, com intuito de atender aos requisitos exigidos pelos clientes. Dentro do contexto...

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Autor principal: Araújo, Larissa Barreto de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3478661969767809
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3843
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-38432019-11-14T17:47:05Z Inferência estatística sobre a qualidade do processo de compras públicas diretas em uma Instituição de ensino Araújo, Larissa Barreto de Silva, Ocileide Custódio da http://lattes.cnpq.br/3478661969767809 http://lattes.cnpq.br/6820579608406432 Controle de Qualidade Ciclo PDCA Inferência estatística Testes não paramétricos PDCA Cycle Statistical inference, Nonparametric tests. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alavancado pelo processo da globalização, a qualidade tornou-se função decisiva para a conquista de clientes e competitividade. Assim, as organizações estão evoluindo para o aperfeiçoamento de seus métodos de gestão, com intuito de atender aos requisitos exigidos pelos clientes. Dentro do contexto da gestão da qualidade, um dos métodos mais difundidos é o Ciclo PDCA, que pode ser desdobrado dentro de cada processo da organização e para o sistema de processos em sua totalidade. No setor de serviços, a percepção do cliente é indispensável para alteração de diretriz de controle (melhorias). Para isto, a estatística pode ser utilizada para viabilizar a coleta, o processamento e a disposição das informações, de forma que o conhecimento gerado é utilizado, por meio do Ciclo PDCA, para atingir metas de melhoria. Neste sentido, o trabalho objetiva propor um modelo de inferência estatística sobre a qualidade do processo de compra pública direta em Instituição de Ensino. Para isso, foi analisada a rotina do setor de compras, na qual se fez o uso das ferramentas da qualidade e dos testes não paramétricos para fazer comparações entre grupos de fatores. Com isso, foi possível identificar os fatores que influenciam de forma significativa o aumento do tempo dos processos. A abordagem da pesquisa é qualitativa, principalmente na coleta e análise dos dados, e quantitativa no tratamento. Quanto aos fins, a natureza da pesquisa é exploratória e descritiva e quanto aos meios de investigação, um estudo de caso. Com base no marco teórico, foi possível elaborar um modelo de procedimentos para execução de uma experimentação que envolve o Ciclo PDCA, as ferramentas da qualidade e os testes não paramétricos para inferência estatística sobre a qualidade do processo. A partir da aplicação deste modelo, identificou-se que o fator valor alto é o mais significativo no processo de compra pública direta. Fora este fator, a natureza do processo classificada como material permanente e processos que tramitam por mais de dezesseis setores também são fatores que influenciam no aumento do tempo. Dessa forma, foi possível contribuir com a área de gestão da qualidade, visto que se delineou a respeito da inferência estatística na qualidade em processos de compras, um assunto pouco difundido no âmbito do setor público. 2015-04-23T12:43:05Z 2013-10-30 2013-07-23 Dissertação ARAÚJO, Larissa Barreto de. Inferência estatística sobre a qualidade do processo de compras públicas diretas em uma Instituição de ensino. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3843 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
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