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Dissertação
Investigação comparativa de desempenho cognitivo entre idosos ativos e sedentários em um centro de atendimento comunitário
O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. No Brasil, por exemplo, a população idosa passou, em números aproximados, de três para vinte milhões entre 1960 e 2008. Esta mudança teve influência decisiva no perfil epidemiológico brasileiro. Se até há poucas décadas as condições de...
Autor principal: | Silva, Moizés Oliveira da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3667818633393600 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3952 |
Resumo: |
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O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. No Brasil, por exemplo, a
população idosa passou, em números aproximados, de três para vinte milhões entre 1960 e
2008. Esta mudança teve influência decisiva no perfil epidemiológico brasileiro. Se até há
poucas décadas as condições de morbi-mortalidade eram de natureza infecto-contagiosa, na
atualidade preponderam os quadros crônico-degenerativos, com destaque para as doenças
cardiovasculares, hiperplasias do aparelho respiratório, demências, dentre outras. No que
tange aos quadros demenciais, algumas experiências recentes têm demonstrado que
intervenções não medicamentosas podem potencializar os benefícios dos tratamentos
farmacológicos. Dentro desta perspectiva é que transcorreu o presente estudo em duas fases.
Em um primeiro momento, fazendo uso de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foi
realizado de forma comparativa o levantamento do perfil cognitivo de idosos ativos e
sedentários que freqüentam um centro comunitário especializado no atendimento do idoso em
Manaus. Na segunda fase, foi desenvolvido e aplicado um Programa de Estimulação
Neuropsicológica para os idosos identificados com baixo desempenho cognitivo. A
intervenção foi constituída por exercícios de estimulação das funções cognitivas, realizada em
doze sessões, com freqüência semanal e duração de 90 minutos. A amostra foi composta por
203 pessoas, sendo 133(65,5%) do sexo feminino. Destes 83 (40,9%) declararam realizar
regularmente algum tipo de exercício físico. A escolaridade variou de zero a 21 anos, com
média de 4,39 e desvio padrão 4,01 anos. Participaram da segunda fase 35 idosos, que
responderam uma outra avaliação neuropsicológica depois do treinamento. Vários
instrumentos utilizados, como o Teste Lista de Palavras, Mini-Exame do Estado mental e
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, detectaram melhora de desempenho após o
treinamento em níveis estatisticamente significativos. Os resultados demonstram que a técnica
apresenta considerável potencial para uso na pesquisa e na prática clínica. Para esta última
indicação, dado a duração limitada dos benefícios alcançados, é recomendado que o programa
seja testado com um formato mais distendido ou como intervenção continuada. |