/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergê...
Autor principal: | Vale, Maria da Conceição Queiroz |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974 |
Resumo: |
---|
Este
trabalho tem como objetivo investigar as crenças
de ensinar de
professore
s
x
crenças de apre
nder de alunos de Inglês como
Língua Estrangeira
(LE)
no
contexto
da escola pública
e
contrapor
essas crenças
aos eventos da sala de aula de Inglês
como LE
, tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de
professor e alunos.
Este trabalho fu
ndamentou
-
se teori
camente n
a
pers
pecti
va
s
ociocultural inspirada pela obra de Lev
Vygotksky (1987)
e
a abordagem contextual
proposta por
Barcelos
(2006)
.
Esta pesquisa é um estudo de
caso (Johnson, 1992)
,
com
viés etnográfico, (
An
dré,
1995). Na coleta de dados
foi utiliza
da
a técnica de
entrevista semi
estruturada
e
a
observação de aulas em uma
escola públic
a situada
na cidade de Manaus
.
O resultado da pesquisa mostrou que,
na escola
investigada,
ma
i
s especificamente na sala de aula observada,
professor e aluno
s
compartilham
p
raticamente das mesmas crenças e que essas crenças
, provavelmente,
exercem
influência em seu
s comportamentos em sala de aula
.
A perspectiva sociocultural
,
que é a perspectiva adotada neste trabalho,
permite situar e compreender os
eventos da sala de aula c
omo uma empreitada col
aborativa em que todos os
envolvidos
participam da construção do conhecimento. Por fim,
no estado atual da
pesquisa sobre crenças,
no domínio de ensino
-
aprendizagem de LE,
fica claro que
ainda não é possível estabelecer uma relação ca
usal direta entre crenças de um
lado
e comportamentos/ações do outro, levantando
-
se a hipótese de que essa
relação é indireta. |