/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergê...
Autor principal: | Vale, Maria da Conceição Queiroz |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3974 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-39742016-05-31T11:57:21Z Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê Vale, Maria da Conceição Queiroz Ferreira, Herbert Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 http://lattes.cnpq.br/4035461749959129 Souza, Sérgio Augusto Freire de Cavalheiro, Juciane dos Santos Ensino de aprendizagem de línguas Abordagem Comunicativa Crenças Professor Aluno Language teaching - learning Communicative Approach Beliefs Teacher Student LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta. The objectiv e of this study is to investigate teacher’ s teaching beliefs x students ` learning beliefs about En glish as a Foreign Language ( EFL ) in a public s chool setting and contrast those beliefs to events in the EFL classroom, in order to identify convergences and discrepancies between speech and action of teacher s and students . The theoretical basis of this study is the sociocultural perspective in spired by the work of Lev Vygot sky (1987) and the contextual appr oach proposed by Barcelos (2006) . A case study (Johnso n, 1992) is presented with e thnographic characteristics , (André, 1995). The data were collected using a semi - structured interview technique and classroom observation in a public schoo l in the city of Manaus . The research result showed that in the school ob served, specifically in the EFL classroom, teac her and students share basically the same beliefs and that t hese beliefs likely influence their behavior in the classroom . The sociocultural perspective , which is the perspective adopted in this work , allows u s to situate and understand classroom events as a collaborative en deavor in which students and teachers participate in the construction of knowledge. Finally , in the current state of the research on beliefs, in the field of the Foreign Language teaching - le arning, it is clear that it is not yet possible to establish a direct causal relationship between beliefs on one side and behaviors/actions on the other side, raising the hypothesis that this relationship i s indirect . FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-02T17:49:52Z 2014-06-06 Dissertação VALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino de aprendizagem de línguas Abordagem Comunicativa Crenças Professor Aluno Language teaching - learning Communicative Approach Beliefs Teacher Student LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
spellingShingle |
Ensino de aprendizagem de línguas Abordagem Comunicativa Crenças Professor Aluno Language teaching - learning Communicative Approach Beliefs Teacher Student LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Vale, Maria da Conceição Queiroz Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
topic_facet |
Ensino de aprendizagem de línguas Abordagem Comunicativa Crenças Professor Aluno Language teaching - learning Communicative Approach Beliefs Teacher Student LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
Este
trabalho tem como objetivo investigar as crenças
de ensinar de
professore
s
x
crenças de apre
nder de alunos de Inglês como
Língua Estrangeira
(LE)
no
contexto
da escola pública
e
contrapor
essas crenças
aos eventos da sala de aula de Inglês
como LE
, tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de
professor e alunos.
Este trabalho fu
ndamentou
-
se teori
camente n
a
pers
pecti
va
s
ociocultural inspirada pela obra de Lev
Vygotksky (1987)
e
a abordagem contextual
proposta por
Barcelos
(2006)
.
Esta pesquisa é um estudo de
caso (Johnson, 1992)
,
com
viés etnográfico, (
An
dré,
1995). Na coleta de dados
foi utiliza
da
a técnica de
entrevista semi
estruturada
e
a
observação de aulas em uma
escola públic
a situada
na cidade de Manaus
.
O resultado da pesquisa mostrou que,
na escola
investigada,
ma
i
s especificamente na sala de aula observada,
professor e aluno
s
compartilham
p
raticamente das mesmas crenças e que essas crenças
, provavelmente,
exercem
influência em seu
s comportamentos em sala de aula
.
A perspectiva sociocultural
,
que é a perspectiva adotada neste trabalho,
permite situar e compreender os
eventos da sala de aula c
omo uma empreitada col
aborativa em que todos os
envolvidos
participam da construção do conhecimento. Por fim,
no estado atual da
pesquisa sobre crenças,
no domínio de ensino
-
aprendizagem de LE,
fica claro que
ainda não é possível estabelecer uma relação ca
usal direta entre crenças de um
lado
e comportamentos/ações do outro, levantando
-
se a hipótese de que essa
relação é indireta. |
author_additional |
Ferreira, Herbert Luiz Braga |
author_additionalStr |
Ferreira, Herbert Luiz Braga |
format |
Dissertação |
author |
Vale, Maria da Conceição Queiroz |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 |
title |
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
title_short |
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
title_full |
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
title_fullStr |
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
title_full_unstemmed |
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
title_sort |
crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974 |
_version_ |
1831969215227101184 |
score |
11.753896 |