Dissertação

Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê

Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergê...

ver descrição completa

Autor principal: Vale, Maria da Conceição Queiroz
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3974
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-39742016-05-31T11:57:21Z Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê Vale, Maria da Conceição Queiroz Ferreira, Herbert Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/7981539413406178 http://lattes.cnpq.br/4035461749959129 Souza, Sérgio Augusto Freire de Cavalheiro, Juciane dos Santos Ensino de aprendizagem de línguas Abordagem Comunicativa Crenças Professor Aluno Language teaching - learning Communicative Approach Beliefs Teacher Student LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta. The objectiv e of this study is to investigate teacher’ s teaching beliefs x students ` learning beliefs about En glish as a Foreign Language ( EFL ) in a public s chool setting and contrast those beliefs to events in the EFL classroom, in order to identify convergences and discrepancies between speech and action of teacher s and students . The theoretical basis of this study is the sociocultural perspective in spired by the work of Lev Vygot sky (1987) and the contextual appr oach proposed by Barcelos (2006) . A case study (Johnso n, 1992) is presented with e thnographic characteristics , (André, 1995). The data were collected using a semi - structured interview technique and classroom observation in a public schoo l in the city of Manaus . The research result showed that in the school ob served, specifically in the EFL classroom, teac her and students share basically the same beliefs and that t hese beliefs likely influence their behavior in the classroom . The sociocultural perspective , which is the perspective adopted in this work , allows u s to situate and understand classroom events as a collaborative en deavor in which students and teachers participate in the construction of knowledge. Finally , in the current state of the research on beliefs, in the field of the Foreign Language teaching - le arning, it is clear that it is not yet possible to establish a direct causal relationship between beliefs on one side and behaviors/actions on the other side, raising the hypothesis that this relationship i s indirect . FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-02T17:49:52Z 2014-06-06 Dissertação VALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
spellingShingle Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Vale, Maria da Conceição Queiroz
Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
topic_facet Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.
author_additional Ferreira, Herbert Luiz Braga
author_additionalStr Ferreira, Herbert Luiz Braga
format Dissertação
author Vale, Maria da Conceição Queiroz
author2 http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
author2Str http://lattes.cnpq.br/7981539413406178
title Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_short Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_full Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_fullStr Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_full_unstemmed Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
title_sort crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
_version_ 1831969215227101184
score 11.753896