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Dissertação
Da fala ao discurso: análise das produções linguísticas de uma criança surda usuária de implante coclear
Essa dissertação é um estudo de caso, cujo processo metodológico de análise nas produções de fala da criança sujeito divide se em dois momentos. Primeiro, descrever o inventário fonético fonológico de um informante surdo, usuário de implante coclear, optando se por uma análise...
Autor principal: | Pedrett, Mariana dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2157036101184845 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4011 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-40112016-05-31T11:56:57Z Da fala ao discurso: análise das produções linguísticas de uma criança surda usuária de implante coclear Pedrett, Mariana dos Santos Sena, Odenildo Teixeira http://lattes.cnpq.br/2157036101184845 http://lattes.cnpq.br/9582118543720124 Sena, Odenildo Teixeira Souza, Sérgio Augusto Freire de Campos, Maria Sandra Aquisição de Linguagem Fonologia Implante coclear Enunciação Language Acquisition Phonology Cochlear implant Enunciation LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Essa dissertação é um estudo de caso, cujo processo metodológico de análise nas produções de fala da criança sujeito divide se em dois momentos. Primeiro, descrever o inventário fonético fonológico de um informante surdo, usuário de implante coclear, optando se por uma análise transversal constituída por um corpus linguístico específico. Em seguida,por meio de um estudo longitudinal, investigar como a criança administra a linguagem num nível mais amplo: o discurso. Para esse estudo, utilizaremos um construto teórico complementar à primeira análise: a teoria enunciativa de Émile Benveniste, em que o dispositivo enunciativo (eu tu/ele) ELE é apresentado como constitutivo do ato de enunciação e do ato de aquisição da linguagem. Tal dispositivo abrange os sujeitos (eu tu), a língua (ele) e a cultura (ELE) e permite mostrar as relações e os mecanismos enunciativos relacionados ao processo de instauração da criança na linguagem. Ressaltamos o apoio teórico também nas pesquisas de Silva (2007) cujo trabalho tem como base a teoria enunciativa de Benveniste relacionada à aquisição da linguagem. Para compreender como a criança administra a língua num nível mais amplo, no qual se estabelece como sujeito da linguagem, foram analisados dados longitudinais de uma criança usuária de implante coclear, obtidos por meio de gravações em vídeo realizadas pela mãe após a cirurgia para colocação do dispositivo auditivo. Essas produções, que são referentes a um período de quatro anos (desde julho de 2006, data da cirurgia, até 2010) e que privilegiam eventos da comunicação humana, em geral ocorridos no cenário doméstico, mas também em outras situações sociais, foram a nós disponibilizadas para que pudéssemos analisar os enunciados de forma longitudinal, sem os quais este estudo seria impossível. This dissertation is a case study whose methodological analysis process of the speech production of a child subject is divided into two stages. First, it describes the phonetic phonological inventory of a deaf informant, a cochlear implant user, and across sectional analysis which consists of a specific language corpus. Then, through a longitudinal study we investigate how the child manages the language on a broader level: the speech. For this study, we use a complementary theoretical construct to the first analysis: Emile Benveniste’s enunciative theory, in which the enunciative device(I you/he) HE is presented as the constitutive act of enunciation and the act of language acquisition. This device covers the subject(I you), language (he) and culture(HE) and allows us to show the relationships and mechanisms related to the enunciative process of establishing the child's language. We also emphasize the theoretical support in Silva’s research (2007), whose work is based on the Benveniste’s enunciative theory related to language acquisition. To understand how the child manages the language on a broader level, which is established as the subject of language, we analyze longitudinal data related to a child cochlear implant user, obtained from video recording smade by the child’s mother after the surgery for the placement of his hearing aid. These productions, which correspond to a period of four years (from July 2006, the date of his surgery,until2010)and emphasize human communication events, generally occurred in the domestic and in other social situations too, were available to us so that we could analyze the utterances of longitudinal form, without which this study would be impossible for us to do. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-08T16:59:32Z 2013-03-22 Dissertação PEDRETT. Mariana dos Santos. Da fala ao discurso: análise das produções linguísticas de uma criança surda usuária de implante coclear. 2013. 106f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4011 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Essa dissertação é um estudo de caso, cujo processo metodológico de análise nas produções
de fala da criança sujeito divide se em dois momentos. Primeiro, descrever o inventário
fonético fonológico de um informante surdo, usuário de implante coclear, optando se por uma
análise transversal constituída por um corpus linguístico específico. Em seguida,por meio de
um estudo longitudinal, investigar como a criança administra a linguagem num nível mais
amplo: o discurso. Para esse estudo, utilizaremos um construto teórico complementar à
primeira análise: a teoria enunciativa de Émile Benveniste, em que o dispositivo enunciativo
(eu tu/ele) ELE é apresentado como constitutivo do ato de enunciação e do ato de aquisição
da linguagem. Tal dispositivo abrange os sujeitos (eu tu), a língua (ele) e a cultura (ELE) e
permite mostrar as relações e os mecanismos enunciativos relacionados ao processo de
instauração da criança na linguagem. Ressaltamos o apoio teórico também nas pesquisas de
Silva (2007) cujo trabalho tem como base a teoria enunciativa de Benveniste relacionada à
aquisição da linguagem. Para compreender como a criança administra a língua num nível
mais amplo, no qual se estabelece como sujeito da linguagem, foram analisados dados
longitudinais de uma criança usuária de implante coclear, obtidos por meio de gravações em
vídeo realizadas pela mãe após a cirurgia para colocação do dispositivo auditivo. Essas
produções, que são referentes a um período de quatro anos (desde julho de 2006, data da
cirurgia, até 2010) e que privilegiam eventos da comunicação humana, em geral ocorridos no
cenário doméstico, mas também em outras situações sociais, foram a nós disponibilizadas
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