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Dissertação
Pesquisa científica na graduação em enfermagem: experiências das práticas discentes nas Universidades de Manaus - Amazonas.
Introdução: a pesquisa científica na graduação consiste na investigação realizada por discentes, sob orientação docente, produzida segundo as regras do método científico, em busca do novo, de respostas ainda desconhecidas pela ciência. A prática da pesquisa científica na graduação é um imperativo...
Autor principal: | Bezerra, Camila Carlos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5084046562886642 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4042 |
Resumo: |
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Introdução: a pesquisa científica na graduação consiste na investigação realizada
por discentes, sob orientação docente, produzida segundo as regras do método
científico, em busca do novo, de respostas ainda desconhecidas pela ciência. A
prática da pesquisa científica na graduação é um imperativo para atender ao perfil
do egresso de enfermagem que a atual sociedade e o cuidar estabelecem. Objetivo:
analisar as características da prática da pesquisa científica dos discentes finalistas
do curso de graduação em enfermagem das universidades de Manaus – AM.
Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório,
realizado nas quatro universidades da cidade de Manaus, estado do Amazonas,
tendo como sujeitos 51 discentes finalistas de enfermagem e quatro coordenadores
de curso. Utilizou-se, como técnica para coleta de dados, questionário com os
discentes, pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e
entrevista estruturada com os coordenadores de curso. Resultados: os discentes
finalistas de enfermagem definiram pesquisa como busca por assunto ou tema e a
consideraram como uma ferramenta geradora de conhecimento científico. As
experiências de pesquisa científica na graduação compreenderam três categorias: a
inserção dos discentes na pesquisa; a produção científica; e a socialização dos
resultados apresentados em eventos. Embora a referência destas práticas tenha
sido elevada, o reconhecimento pelos pares e as publicação dos trabalhos se
apresentou escassa. A análise dos PPC evidenciou desarticulação entre ensino e
pesquisa, além de apresentar planejamento em desacordo com a realidade
encontrada e descrita pelos discentes. Os recursos materiais existiam, porém
apresentavam condições que não atendiam às necessidades dos objetos de
pesquisas dos discentes de enfermagem. O número de docentes qualificados para
orientação não era suficiente, se relacionado à quantidade de discentes no curso.
Conclusão: as experiências da prática de pesquisa científica na graduação,
indicada pelos discentes, caracterizaram-se mais como processo de estudo, do que
produção de conhecimento novo. É necessário que os discentes compreendam a
diferença entre os trabalhos acadêmicos e a pesquisa científica. |