/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computac...
Autor principal: | Moura, Elton Raniere da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3955051826107598 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem
da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da
Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica
computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo
educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a
metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente
visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a
educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem
inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos,
encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o
processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta
apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco
sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No
contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas
colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de
Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem
colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento
do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em
atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar
suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o
desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para
validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os
resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas
questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção. |