Dissertação

Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos

O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computac...

ver descrição completa

Autor principal: Moura, Elton Raniere da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4069
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-40692016-05-11T14:35:50Z Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos Moura, Elton Raniere da Silva Oliveira, Elaine Harada Teixeira de http://lattes.cnpq.br/3955051826107598 http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 M-Learning Aprendizagem colaborativa Surdos Sistemas colaborativos móveis Libras Português para surdos M-Learning Collaborative learning Deaf Mobile collaborative systems Libras Portuguese for deaf CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos, encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção. The present work purposes for a collaborative mobile tool to support the teaching and learning process of the Portuguese language for the deaf students. Through interviews with professionals of Brazilian Sign Language (LIBRAS) and research based on the literature, it was possible to have the dimension of computational scientific contribution in relation to the education of the deaf. Today, those who directly participate in the education of deaf student process faces many challenges. We can highlight, for example, the pedagogical methodology focused exclusively for a fully deaf person uses visual approach. Computer technology come being a good alternative at the contribution to the people education. Interconnecting the educational context and computational technologies, arises numerous alternatives that make the teaching-learning process more efficient. Good examples found in the literature point to the use of collaborative systems as a good alternative to the teaching-learning process, especially with the use of mobile technology. The proposal presents a study about the Libras and the Portuguese as a second language, to contextualize a little about the origin of the Libras and the present methodologies for the Portuguese teaching to the deaf. In the technological context, it was conducted a survey of the theoretical referential about collaborative systems, concepts and definitions of important terms in the area. A systematic review of the literature was conducted in order to investigate the current state of the art when it involves mobile collaborative learning with teaching of Portuguese for the deaf. The collected material guided the progress of the project, directing for the application of collaborative learning techniques in Portuguese language activities, with a mobile collaborative tool to support the implementation of these activities. This paper presents in detail, the development of the application in all its evolution and finally it was conducted a case study to validate the issues of the research proposals in a real context with deaf students. The results of this study are presented and discussed, showing the analyses based on the issues raised and the information collected during the intervention. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-15T17:59:52Z 2015-03-16 Dissertação MOURA, Elton Raniere da Silva. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
spellingShingle M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Moura, Elton Raniere da Silva
Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
topic_facet M-Learning
Aprendizagem colaborativa
Surdos
Sistemas colaborativos móveis
Libras
Português para surdos
M-Learning
Collaborative learning
Deaf
Mobile collaborative systems
Libras
Portuguese for deaf
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description O presente trabalho propõe uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. Por meio de entrevistas com profissionais da Libras e pesquisa com base na literatura, foi possível ter a dimensão da contribuição científica computacional no que se refere à educação de surdos. Hoje, quem participa diretamente do processo educacional do aluno surdo enfrenta inúmeros desafios. Podemos destacar, por exemplo, a metodologia pedagógica voltada exclusivamente para o surdo que utiliza uma abordagem totalmente visual. Tecnologias computacionais vêm sendo uma boa alternativa no sentido de contribuir com a educação das pessoas. Interligando o contexto educacional e as tecnologias computacionais, surgem inúmeras alternativas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente. Bons exemplos, encontrados na literatura, apontam o uso de sistemas colaborativos como uma boa alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente com o uso da tecnologia móvel. A proposta apresenta um estudo sobre a Libras e o Português como segunda língua, para contextualizar um pouco sobre origem da Libras e as metodologias presentes para o ensino do português para o surdo. No contexto tecnológico, foi realizado um levantamento do referencial teórico sobre sistemas colaborativos, conceitos e definições de termos importantes da área. Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada, a fim de investigar o atual estado da arte quando se envolve aprendizagem colaborativa móvel com ensino do português para surdos. O material colhido norteou o andamento do projeto, direcionando para a proposta de emprego de técnicas de aprendizagem colaborativa em atividades da disciplina de língua portuguesa, com uma ferramenta colaborativa móvel para dar suporte à realização dessas atividades. Neste trabalho é apresentado, de forma detalhada, o desenvolvimento da aplicação em toda sua evolução e, por fim, foi realizado um estudo de caso para validar as questões de pesquisas propostas, dentro de um contexto real com alunos surdos. Os resultados desse estudo são apresentados e discutidos, mostrando as análises feitas com base nas questões levantadas e nas informações colhidas durante a intervenção.
author_additional Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
author_additionalStr Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
format Dissertação
author Moura, Elton Raniere da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
author2Str http://lattes.cnpq.br/3955051826107598
title Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_short Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_full Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_fullStr Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_full_unstemmed Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos
title_sort uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4069
_version_ 1831969228314378240
score 11.753735