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Dissertação
Um sistema multiagente de identificação e caracterização de relações sociais de alunos em um ambiente virtual de aprendizagem
A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como disseminadores do conhecimento auxilia os alunos na construção do saber e proporciona uma interação entre as pessoas via ferramentas computacionais mediadas pelo professor (mediador ou tutor). Contudo, muitos AVAs não possuem...
Autor principal: | Lima, Dhanielly Paulina Rodrigues de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4035890635195103 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4075 |
Resumo: |
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A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como
disseminadores do conhecimento auxilia os alunos na construção do saber e
proporciona uma interação entre as pessoas via ferramentas computacionais
mediadas pelo professor (mediador ou tutor). Contudo, muitos AVAs não possuem um
mecanismo ou ferramenta para auxiliar o professor a obter informações detalhadas
acerca das interações sociais dos alunos e dos seus grupos. Isso dificulta a percepção
por parte do professor no que diz respeito às relações sociais estabelecidas dentro da
disciplina. Com base nessas informações, o presente trabalho propõe e detalha uma
abordagem para esse problema que faz uso de uma arquitetura de Sistemas
Multiagente voltada para a análise das interações dos grupos. Como prova de
conceito, um protótipo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de software para
Sistemas Multiagente, com o objetivo de analisar as interações entre os estudantes
que ocorreram nos fóruns e nas mensagens de um curso no AVA Moodle e,
apresentar essas informações ao professor sob a forma de sociograma ou tabela.
Desta forma, o professor pode acompanhar visualmente as interações de seus alunos
dentro do curso e adotar táticas que promovam a inserção social. Para validar o
trabalho, foi realizado um estudo de caso como avaliação de viabilidade, numa turma
de um curso de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior
(IES). De acordo com os resultados obtidos nos testes simulados e com uma turma
real, pode-se concluir que a visualização gráfica das interações dos alunos nos fóruns
e nas mensagens, quando aliadas à proatividade dos agentes, pode corroborar o
trabalho desempenhado pelos mediadores. A visualização das interações proporciona
aos docentes uma visão mais abrangente, clara e rápida das relações sociais
estabelecidas na disciplina, facilitando a opção de intervir intencionalmente por meio
de estratégias didáticas, tais como incentivar os alunos no desenvolvimento da
comunicação, na interação e na criação de novos grupos. |