/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013)
O presente estudo teve como objetivo conhecer a trajetória de profissionalização dos egressos do I. E. A entre os anos de 1993 - 2013. Buscou-se nesse período identificar situações que os influenciaram a continuarem ou não, atuando na área da educação, bem como compreender os sentidos atribuídos pel...
Autor principal: | Ordones, Mirna do Carmo Ribeiro |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2827114544996248 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4108 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4108 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-41082019-11-14T14:20:31Z Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) Ordones, Mirna do Carmo Ribeiro Moraes, Ana Alcídia de Araújo http://lattes.cnpq.br/2827114544996248 http://lattes.cnpq.br/3870031397524802 Costa, Lucinete Gadelha da Bissoli, Michelle de Freitas Egressos de Magistério Formação inicial e continuada Profissionalização Trajetórias de Vida Graduates of the Magisterium Initial formation continued Professionalization Trajectories of Life. CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente estudo teve como objetivo conhecer a trajetória de profissionalização dos egressos do I. E. A entre os anos de 1993 - 2013. Buscou-se nesse período identificar situações que os influenciaram a continuarem ou não, atuando na área da educação, bem como compreender os sentidos atribuídos pelos egressos às situações que influenciaram sua trajetória após a conclusão do Magistério. Foram considerados para estudo das trajetórias dois principais indicadores: percurso escolar e carreira profissional (cargos e funções ocupadas), no período correspondente a 1993-2013. Foi utilizada a entrevista narrativa ou, relato (auto) biográfico, pois, a mesma tem como propósito acompanhar o individual e o coletivo articulados ao longo da vida considerando o contexto profissional. Nessa perspectiva, a trajetória de vida, com todos os acontecimentos que a pontuam, seus sucessos, seus anseios, seus momentos decisivos, deixa de ser uma experiência pessoal transformando-se em uma experiência social. As histórias de vida facilitaram compreender melhor os processos que encaminharam determinados egressos a continuarem no magistério ou a seguirem outra área de atuação. Ao narrarem seus percursos de vida, os egressos do magistério forneceram elementos para se compreender de que modo as vivências no curso se enredaram nas tramas de suas vidas. The present study aimed to understand the trajectory of professionalization of graduates I. E. The years between 1993 to 2013. We sought to identify situations in this period that influenced to continue or not, working in education, as well as understand the meanings attributed by graduates to situations that influenced his career after completion of the Magisterium. Were considered for the study of trajectories two main indicators: educational background and career (positions and functions occupied), corresponding to the period 1993-2013. Interview was used narrative or story (auto) biographical therefore the same aims to monitor individual and collective articulated lifelong considering the professional context. In this perspective, the life course, with all the events that punctuate, their successes, their aspirations, their defining moments, ceases to be a personal experience turning into a social experience. The life histories facilitated to better understand the processes that forwarded certain graduates to continue in the teaching profession or to pursue another area. As they told their life courses, the graduates of the teaching provided elements to understand how the experiences in the course tangled in the fabric of their lives. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-17T14:10:18Z 2013-12-03 Dissertação ORDONES, Mirna do Carmo Ribeiro. Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013). 2013. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4108 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Egressos de Magistério Formação inicial e continuada Profissionalização Trajetórias de Vida Graduates of the Magisterium Initial formation continued Professionalization Trajectories of Life. CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Egressos de Magistério Formação inicial e continuada Profissionalização Trajetórias de Vida Graduates of the Magisterium Initial formation continued Professionalization Trajectories of Life. CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Ordones, Mirna do Carmo Ribeiro Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
topic_facet |
Egressos de Magistério Formação inicial e continuada Profissionalização Trajetórias de Vida Graduates of the Magisterium Initial formation continued Professionalization Trajectories of Life. CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O presente estudo teve como objetivo conhecer a trajetória de profissionalização dos egressos do I. E. A entre os anos de 1993 - 2013. Buscou-se nesse período identificar situações que os influenciaram a continuarem ou não, atuando na área da educação, bem como compreender os sentidos atribuídos pelos egressos às situações que influenciaram sua trajetória após a conclusão do Magistério. Foram considerados para estudo das trajetórias dois principais indicadores: percurso escolar e carreira profissional (cargos e funções ocupadas), no período correspondente a 1993-2013. Foi utilizada a entrevista narrativa ou, relato (auto) biográfico, pois, a mesma tem como propósito acompanhar o individual e o coletivo articulados ao longo da vida considerando o contexto profissional. Nessa perspectiva, a trajetória de vida, com todos os acontecimentos que a pontuam, seus sucessos, seus anseios, seus momentos decisivos, deixa de ser uma experiência pessoal transformando-se em uma experiência social. As histórias de vida facilitaram compreender melhor os processos que encaminharam determinados egressos a continuarem no magistério ou a seguirem outra área de atuação. Ao narrarem seus percursos de vida, os egressos do magistério forneceram elementos para se compreender de que modo as vivências no curso se enredaram nas tramas de suas vidas. |
author_additional |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo |
author_additionalStr |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo |
format |
Dissertação |
author |
Ordones, Mirna do Carmo Ribeiro |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2827114544996248 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2827114544996248 |
title |
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
title_short |
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
title_full |
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
title_fullStr |
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de egressos do magistério do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) - (1993 - 2013) |
title_sort |
trajetórias de egressos do magistério do instituto de educação do amazonas (iea) - (1993 - 2013) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4108 |
_version_ |
1831969234563891200 |
score |
11.753735 |