Dissertação

Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.

O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológic...

ver descrição completa

Autor principal: Dolzane, Maria Ione Feitosa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4130
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-41302018-04-12T12:50:02Z Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. Dolzane, Maria Ione Feitosa Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/5587361522839707 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Brito, Luiz Carlos Cerquinho de Castro Júnior, Alberto Nogueira de Gestão aberta Plataforma digital Práticas pedagógicas Cartografia Open management Digital platforms Pedagogical practices Cartography CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais. The current work presente the cartographic study‟s result developed during the period between 2012 and 2014, at Education College of Amazonas Federal University, in order to map and discuss the pedagogical practices performed in a open environment with the aid of technological mediators. More accurately, the research presents the cartographic letter of the performed way by a training teachers program, known as PNAIC, developed in this open management format with the aid of technological mediators and points to new practices that reconfigure the educational institute function with regard of the training programs management through the use of Digital Communication Technologies, allowing a transparent e participative work of the actions through the digital platforms open management. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-06-18T18:24:50Z 2015-02-27 Dissertação DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Dolzane, Maria Ione Feitosa
Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
topic_facet Gestão aberta
Plataforma digital
Práticas pedagógicas
Cartografia
Open management
Digital platforms
Pedagogical practices
Cartography
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo cartográfico desenvolvido no período entre 2012 a 2014, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com o objetivo de mapear e discutir as práticas pedagógicas realizadas em ambiente aberto com auxílios de mediadores tecnológicos. Mais precisamente a pesquisa apresenta a carta cartografada do caminho realizado por um Programa de Formação de Professores, o PNAIC, desenvolvido nesse formato de gestão aberta com o auxilio de mediadores tecnológicos e aponta para novas práticas que reconfiguram o papel das instituições de ensino no que se refere à gestão de programas de formação a partir do uso de Tecnologias de Comunicação Digital, as TCD‟s, permitindo um trabalho transparente e participativo das ações a partir da gestão aberta em plataformas digitais.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Dolzane, Maria Ione Feitosa
author2 http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
author2Str http://lattes.cnpq.br/5587361522839707
title Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_short Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_full Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_fullStr Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
title_sort estratégias pedagógicas e gerenciamento aberto: uma análise cartográfica dos novos formatos de acompanhamento de ações pedagógicas no campo da formação continuada de professores.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4130
_version_ 1831969238293676032
score 11.755432