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Dissertação
Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sis...
Autor principal: | Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2010088367727908 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135 |
Resumo: |
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Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de
Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede
Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as
mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a
partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação
brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a
Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica
pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência
do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram
origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas
relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi
concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações
didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a
partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo
estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três
capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que
compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo
informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas,
discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O
capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste
na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se
este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de
software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também
busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos
acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no
ensino de graduação de modalidade presencial. |