/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus
A presente pesquisa retrata a necessidade que o mercado tem em buscar profissionais com perfil inovador e generalista, como é o caso do Engenheiro de Produção. Nesta perspectiva, verificou-se se a inserção dos discentes do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, n...
Autor principal: | Parente, Helen da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4150141864466655 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4181 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4181 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-41812016-05-05T17:47:16Z Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus Parente, Helen da Silva Barreiros, Nilson Rodrigues http://lattes.cnpq.br/4150141864466655 http://lattes.cnpq.br/1792029059585871 Qualificação de discentes Mercado de trabalho Pólo Industrial de Manaus Vocational training Formação profissional Students qualifying Industrial Pole of Manaus ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A presente pesquisa retrata a necessidade que o mercado tem em buscar profissionais com perfil inovador e generalista, como é o caso do Engenheiro de Produção. Nesta perspectiva, verificou-se se a inserção dos discentes do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), no período de 2005 a 2010. Conhecer a inserção desse discente é de fundamental importância para fazer uma correlação entre os equívocos e os acertos em relação àquilo que prevê o Projeto Político Pedagógico do curso. Deste modo, a metodologia constou de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionário aos discentes da UFAM. A coleta de dados foi realizada por intermédio da compilação de obras e materiais de acesso público que tratam do tema, complementada com a obtenção de informações por meio do uso de questionários aplicados aos discentes do 4º, 6º e 8º períodos. Com relação aos resultados da pesquisa, obtiveram-se informações significativas que mostraram como estes discentes onde eles estão inseridos no Pólo Industrial de Manaus. Essas informações serviram tanto para avaliar os resultados do processo de formação do curso, quanto para delinear possíveis melhorias no Projeto Político Pedagógico, tendo em vista eventuais descompassos entre a formação propiciada e as demandas que se apresentam no mercado de trabalho para esses discentes. The present research portrays the necessity that the market has in searching professionals with innovative and generalist profile, as it is the case of the Engineer of Production. In this perspective, the insertion of the learning of the course of Engineering of the Production of the Federal University of Amazon - UFAM was verified if, in the Industrial Polar region of Manaus (PIM), in the period of 2005 the 2010. To know the insertion of this learning is of basic importance to make a correlation between the mistakes and the rightness in relation what it foresees the Project Pedagogical Politician of the course. In this way, the methodology consisted of bibliographical research, documentary and of field with application of questionnaire to the learning of the UFAM. The collection of data was carried through by intermediary of the compilation of workmanships and materials of public access that deal with the subject, complemented with the attainment of information by means of the use of questionnaires applied to the learning of 4º, 6º and 8º periods. With regard to the results of the research, significant information had been gotten that they had shown as these learning where they are inserted in the Industrial Polar region of Manaus. These information had served in such a way to evaluate the results of the process of formation of the course, how much to delineate possible improvements in the Project Pedagogical Politician, in view of ultimate exaggerations between the propitiated formation and the demands that if present in the market of work for these learning. 2015-06-26T17:29:51Z 2012-09-17 Dissertação PARENTE, Helen da Silva. Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus. 2012. 92f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4181 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Qualificação de discentes Mercado de trabalho Pólo Industrial de Manaus Vocational training Formação profissional Students qualifying Industrial Pole of Manaus ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Qualificação de discentes Mercado de trabalho Pólo Industrial de Manaus Vocational training Formação profissional Students qualifying Industrial Pole of Manaus ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Parente, Helen da Silva Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
topic_facet |
Qualificação de discentes Mercado de trabalho Pólo Industrial de Manaus Vocational training Formação profissional Students qualifying Industrial Pole of Manaus ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
A presente pesquisa retrata a necessidade que o mercado tem em buscar profissionais com perfil inovador e generalista, como é o caso do Engenheiro de Produção. Nesta perspectiva, verificou-se se a inserção dos discentes do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), no período de 2005 a 2010. Conhecer a inserção desse discente é de fundamental importância para fazer uma correlação entre os equívocos e os acertos em relação àquilo que prevê o Projeto Político Pedagógico do curso. Deste modo, a metodologia constou de pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionário aos discentes da UFAM. A coleta de dados foi realizada por intermédio da compilação de obras e materiais de acesso público que tratam do tema, complementada com a obtenção de informações por meio do uso de questionários aplicados aos discentes do 4º, 6º e 8º períodos. Com relação aos resultados da pesquisa, obtiveram-se informações significativas que mostraram como estes discentes onde eles estão inseridos no Pólo Industrial de Manaus. Essas informações serviram tanto para avaliar os resultados do processo de formação do curso, quanto para delinear possíveis melhorias no Projeto Político Pedagógico, tendo em vista eventuais descompassos entre a formação propiciada e as demandas que se apresentam no mercado de trabalho para esses discentes. |
author_additional |
Barreiros, Nilson Rodrigues |
author_additionalStr |
Barreiros, Nilson Rodrigues |
format |
Dissertação |
author |
Parente, Helen da Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4150141864466655 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4150141864466655 |
title |
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
title_short |
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
title_full |
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
title_fullStr |
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
title_full_unstemmed |
Retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da UFAM no pólo industrial de Manaus |
title_sort |
retrato da inserção dos discentes em engenharia da produção da ufam no pólo industrial de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4181 |
_version_ |
1831969247344984064 |
score |
11.753735 |