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Dissertação
As práticas de letramento no contexto da EJA.
Este estudo analisa e discute as práticas de leitura e escrita vivenciadas por sujeitos inseridos num contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas relações com o conhecimento sistematizado pela escola, com a cultura letrada, o meio social e o mundo do trabalho, sob a perspectiva do letra...
Autor principal: | Brito, José Amarino Maciel de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2027195678652741 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4205 |
Resumo: |
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Este estudo analisa e discute as práticas de leitura e escrita vivenciadas por
sujeitos inseridos num contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas
relações com o conhecimento sistematizado pela escola, com a cultura letrada, o
meio social e o mundo do trabalho, sob a perspectiva do letramento. Na pesquisa,
identificamos como os sujeitos se apropriam das práticas sociais letradas com
vistas a sua inclusão social, sua inserção no mundo do trabalho e seu acesso aos
bens culturais e recursos tecnológicos. Para o embasamento teórico sobre os
temas em destaque, nós nos apoiamos nas concepções de Soares (1998),
Kleiman (1995), Freire (1992, 1997, 2000, 2001 e 2002) Marcuschi (2004), Vieira
(1990), Tfouni (1990) e Smith (2005) quanto ao letramento, e nos estudos feitos
por Barton (1994), Gadotti (1995), Haddad (2002), Soares (2004), Ribeiro (2007),
Miranda (2003) e Paiva (1995), sobre a EJA, considerada, neste estudo, como um
universo de diversidade e de possibilidades, restringindo-se o lócus da pesquisa
empírica a uma pequena parte deste. Sob uma abordagem qualitativa, de cunho
exploratório e descritivo, esta pesquisa teve como instrumentos de coleta a
entrevista, o questionário e a observação participante. Quanto à metodologia
empregada para a interpretação dos dados, nós seguimos as recomendações
feitas por Bogdan (1994) e Lefèvre (2000). Enfim, esta pesquisa nos revelou que
há múltiplos letramentos e que suas práticas ou eventos vão depender mais do
contexto social exterior à escola do que ao tipo de letramento que ocorre dentro
dela – o letramento escolar – que se constitui em apenas um dos tantos
abordados neste estudo. |