Relatório de Pesquisa

A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi

Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo refer...

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Autor principal: Marta Abreu dos Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189
Resumo:
Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi.