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Relatório de Pesquisa
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo refer...
Autor principal: | Marta Abreu dos Santos |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189 |
Resumo: |
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Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi. |