Dissertação

As reformas da educação profissional e a diversidade cultural: um estudo de caso na escola agrotécnica federal de São Gabriel da Cachoeira.

A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as reformas da educação profissional frente à diversidade cultural da região do alto Rio Negro, procurando discutir os impactos que ocorreram devido as Reformas da Educação Profissional implantadas na Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cacho...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, José Eurico Ramos de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7131675745053116
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4208
Resumo:
A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as reformas da educação profissional frente à diversidade cultural da região do alto Rio Negro, procurando discutir os impactos que ocorreram devido as Reformas da Educação Profissional implantadas na Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cachoeira-AM, frente à grande diversidade étnica e cultural da região, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9.394/96, analisando os principais pontos de conflito entre o Decreto n. 2.208/97 e o Decreto n. 5.154/2004, até a promulgação da Lei n. 11.741/2008 que altera dispositivos da Lei n. 9.394/96, contextualizando politicamente o processo de fundação e atuação da EAF-SGC na região do alto Rio Negro. A metodologia utilizada encontra-se embasada numa pesquisa de cunho qualiquantitativo, devido a características bastante complexa e multifacetada da instituição escolhida para a realização desta investigação, optou-se por um estudo de caso enquanto método de pesquisa, que tem como pressuposto básico analisar as repercussões das reformas da educação profissional, numa região onde a comunidade reivindica uma educação escolar indígena. A análise dos dados, foi realizada numa perspectiva histórico-crítica, que buscou compreender as diversas fases da reforma do ensino profissional e suas consequências para a região do alto Rio Negro. Dessa forma, a EAF-SGC vem procurando estabelecer um diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade civil organizada, como forma de redimensionar suas ações para atender as necessidades da comunidade local que apresenta uma grande diversidade étnicocultural. No entanto, são muitas as demandas apresentadas pelas comunidades indígenas à instituição, no entanto, falta material humano e recurso financeiro para atendê-las. Nesse sentido, reafirma-se a necessidade da instituição ter um tratamento diferenciado que passa, principalmente, pelo processo de seleção de seu corpo docente e por recursos financeiros que permitam á chegada de suas ações educativas as comunidades indígenas.