Dissertação

A universidade federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional.

O projeto de pesquisa que resultou na presente dissertação de mestrado procurou – através da busca, leitura e análise de documentos referentes às iniciativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para acesso dos povos indígenas ao ensino superior – construir uma memória institucional das respos...

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Autor principal: Melo, Rita Floramar dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0464435324183438
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4210
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-42102016-07-06T18:58:27Z A universidade federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional. Melo, Rita Floramar dos Santos Silva, Rosa Helena Dias da http://lattes.cnpq.br/0464435324183438 http://lattes.cnpq.br/5738798217460045 Povos Indígenas Ensino Superior Políticas Afirmativas Educação Interculturalidade Indigenous Peoples Superior Teaching Education Intercultural Exchange CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O projeto de pesquisa que resultou na presente dissertação de mestrado procurou – através da busca, leitura e análise de documentos referentes às iniciativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para acesso dos povos indígenas ao ensino superior – construir uma memória institucional das respostas que têm sido construídas por esta Instituição de Ensino Superior (IES) frente às novas demandas educacionais dos povos indígenas, identificando os principais desafios a serem enfrentados no sentido da consolidação de uma política institucional. Caracterizado como uma pesquisa documental, o caminho metodológico deste trabalho procurou responder a este objetivo central. A dissertação está assim organizada: Introdução – local onde, juntamente com a justificativa do tema, são explicitadas as motivações e a trajetória da pesquisa (e da autora) - quatro Capítulos e Considerações Finais. O Capítulo 1 trata do tema das políticas afirmativas, relacionando-o à problemática da diversidade cultural e do chamado “direito à diferença”, à luz da legislação atual. O Capítulo 2 tematiza a perspectiva do multi/interculturalismo e suas implicações na educação e esboça uma proposta de formação intercultural e seus desafios. O Capítulo 3 traz as expectativas e reivindicações do movimento indígena frente ao desafio do acesso ao ensino superior, abordando as reflexões e posições do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas e do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia Brasileira. Faz também uma síntese das discussões realizadas pelas IES brasileiras, focalizando dois encontros nacionais de referência neste debate, ambos ocorridos em 2004: a I Conferência Internacional sobre Ensino Superior Indígena realizada em Barra do Bugres, pela Universidade Estadual do Mato Grosso e o Seminário Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil, ocorrido em Brasília, que foi organizado pelo Projeto Trilhas de Conhecimento, do Museu Nacional/UFRJ. O Capítulo 4 sistematiza e analisa os dados coletados sobre as diferentes iniciativas da UFAM. As Considerações Finais trazem uma reflexão acerca dos desafios da construção de uma política institucional para acesso e permanência dos povos indígenas na universidade apontando a ausência de registros e avaliação das experiências realizadas e a necessidade de uma alfabetização intercultural e de uma inclusão que modifique as estruturas universitárias. Sinaliza ainda a importância de um protagonismo compartilhado – povos indígenas e universidade – e do exercício de um diálogo intercultural para que, de fato, a UFAM possa se afirmar cada vez mais como uma universidade amazônica – onde os diferentes saberes possam dialogar e enriquecer-se reciprocamente. The research project which resulted in the present master‟s dissertation searched out readings and analyses of documents referring to initiatives of the Federal University of [the State of] Amazonas (UFAM) aimed at providing assess of indigenes peoples to university-level teaching – in order to build up an institution memory of responses offered by this Institution of Higher Teaching (IES) in the face of new educational demands of indigenous peoples, identifying the principal challenges to be met in the sense of the consolidation of a political institution. Characterized as document- research, the methodological approach of this work sought to respond to this central objective. The dissertation is thus organized: Introduction; the place, together with the justification of the theme, are made explicit as are motivations and also the trajectory of the research (and of the author); there follow four Chapters and Final Considerations. Chapter one treats of the theme of affirmative political policies, relating it to the problematic of cultural diversity and of the so called “right to be different”, in the light of actual legislation. Chapter 2 schematizes the multi-cultural perspective and its implications in education and sketches a proposal of intercultural formation and its challenges. Chapter 3 brings up the expectations and claims of the indigenous movement before the challenge of assess to superior education, treating of the reflections and positions of the Indigenous Students of Amazonas and of the Council of Indigenous Professors of Brazilian Amazonia. It also includes a synthesis of the discussions realized by Brazilian IESs, focalizing on two national meetings which are references in this debate, both of which occurred in 2004: The First International Conference on Indigenous Superior Teaching, which took place in Bara do Bugres, and the Seminary on Challenges to Superior Education for indigenes peoples in Brazil, which took place in Brasilia and which was organized by the Trilhas Project of Knowing, of the National Museum/UFRJ. Chapter 4 systematizes and analyses the data collected in reference to the different initiatives of UFAM. The Final Considerations contain a reflection on the challenges to the elaboration of an institutional political policy for assess and permanence of indigenous people in the university, pointing out the absence of records and of evaluation of the experiences realized as also of the necessity of an intercultural alphabetization and of an inclusion which modifies the university structures. It also signals the importance of a sharing protagonist roles – indigenous peoples and the University – and of the exercise of an intercultural dialogue so that, in fact, the UFAM can affirm itself ever more as an Amazonian University – where different “knowings” can dialogue and enrich each other. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-06-29T22:10:26Z 2008-03-31 Dissertação MELO, Rita Floramar dos Santos. A universidade federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional. 2008. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4210 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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