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Dissertação
Gestão democrática na escola: um desafio da educação no município de Manacapuru.
A temática da gestão escolar está constantemente em pauta nos meios acadêmicos, principalmente a gestão voltada para a perspectiva democrática. Sendo um tema de interesse para a sociedade e para as escolas de nosso município, nos propu semos a examiná-lo a partir dos pressupostos que consideramos...
Autor principal: | Farias, Maria Yolanda Sarmento |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2882950096077090 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4259 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-42592016-07-06T18:54:37Z Gestão democrática na escola: um desafio da educação no município de Manacapuru. Farias, Maria Yolanda Sarmento Bezerra, Aldenice Alves http://lattes.cnpq.br/2882950096077090 http://lattes.cnpq.br/6584971922674060 Rebelo, Luísa Maria Bessa Brito, Luiz Carlos Cerquinho de Políticas Públicas Gestão Democrática Autonomia Escolar Public Politics Democratic Management Autonomy School CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A temática da gestão escolar está constantemente em pauta nos meios acadêmicos, principalmente a gestão voltada para a perspectiva democrática. Sendo um tema de interesse para a sociedade e para as escolas de nosso município, nos propu semos a examiná-lo a partir dos pressupostos que consideramos basilares para o interesse dos atores escolares: como se realiza a participação e a autonomia nas escolas públicas estaduais de Manacapuru -AM. Partimos do estudo de autores clássicos da política para entendermos o Estado, as Políticas Públicas Sociais e os reflexos da economia nas dimensões do corpus escolar. Expusemos as variáveis que afetam a administração do espaço escolar, seus desafios e contradições. Identificamos os principais fatores que norteiam o trabalho dos gestores escolares e comparamos a realidade observada com a posição dos teóricos da área educacional. Não deixamos de mostrar como a Constituição Brasileira de 1988 ampara a gestão escolar nos moldes democráticos e regulamenta sua a plicação através da Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Abordamos a temática pelo método histórico – crítico com o emprego da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os dados coletados através das entrevistas e observações nos revelaram que a gestão democrática na escola ainda se constitui um grande desafio para a educação. Os atores escolares concordam que é um grande passo, mas a posição de alguns revela descrença por não desejarem mudanças, principalmente pelo fato da escolha dos gestores ocorrer com resquícios de clientelismo. Optamos por realizar este estudo em duas escolas da zona rural e duas escolas da zona urbana no município de Manacapuru. Ao final, como proposta de contribuição para a mudança nas práticas administrativas, principalmente dos gestores, enumeramos algumas ações que podem ser facilmente implementadas e levadas a sério para promover a participação, a busca da gestão democrática e da escola autônoma. The present study had as general objective to study the educational influence in the processes The subject of school management is constantly on the agenda in the academic environment, especially the management facing the prospect of democracy. As a matter of interest to society and the schools in our city, ourselves to examine it from the assumptions that we consider fundamental to the interests of actors school: how to hold the autonom y and participation in public schools state -of Manacapuru - AM. We started the study of classic authors of the policy to understand the state, the Public Policy and Social repercussions of the economy the size of the corpus school. Exposed the variables th at affect the administration of the school, its challenges and contradictions. We identified the main factors that guide the work of school administrators and the reality observed compared with the position of theoretical area of education. Do not fail to show how the Brazilian Constitution of 1988 to seek refuge in school management and democratic manner regulates its application through the Act of 9394/96 Guidelines and Bases of National Education. We approached the subject by the historical method - critical to the employment of the research literature, documentary research and field research. Data collected through interviews and observations showed that in the democratic management in schools is still a major challenge for education. The actors agree that school is a big step, but the position of disbelief by some shows will not want to change, mainly because of the choice of managers occur with vestiges of patronage. We decided to conduct this study in two schools in the rural area and two schools in th e urban area of Manacapuru-AM. At the end, as proposed contribution to the change in administrative practices, especially managers, listed some actions that can be easily implemented and taken seriously to promote participation and the purs uit of democratic management, the school unattended. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-07-06T19:50:17Z 2008-11-17 Dissertação FARIAS, Maria Yolanda Sarmento. Gestão democrática na escola: um desafio da educação no município de Manacapuru. 2008. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4259 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Políticas Públicas Gestão Democrática Autonomia Escolar Public Politics Democratic Management Autonomy School CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
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A temática da gestão escolar está constantemente em pauta nos meios acadêmicos,
principalmente a gestão voltada para a perspectiva democrática. Sendo um tema de interesse
para a sociedade e para as escolas de nosso município, nos propu semos a examiná-lo a partir
dos pressupostos que consideramos basilares para o interesse dos atores escolares: como se
realiza a participação e a autonomia nas escolas públicas estaduais de Manacapuru -AM.
Partimos do estudo de autores clássicos da política para entendermos o Estado, as Políticas
Públicas Sociais e os reflexos da economia nas dimensões do corpus escolar. Expusemos as
variáveis que afetam a administração do espaço escolar, seus desafios e contradições.
Identificamos os principais fatores que norteiam o trabalho dos gestores escolares e
comparamos a realidade observada com a posição dos teóricos da área educacional. Não
deixamos de mostrar como a Constituição Brasileira de 1988 ampara a gestão escolar nos
moldes democráticos e regulamenta sua a plicação através da Lei 9394/96 de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Abordamos a temática pelo método histórico – crítico com o
emprego da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os dados
coletados através das entrevistas e observações nos revelaram que a gestão democrática na
escola ainda se constitui um grande desafio para a educação. Os atores escolares concordam
que é um grande passo, mas a posição de alguns revela descrença por não desejarem
mudanças, principalmente pelo fato da escolha dos gestores ocorrer com resquícios de
clientelismo. Optamos por realizar este estudo em duas escolas da zona rural e duas escolas da
zona urbana no município de Manacapuru. Ao final, como proposta de contribuição para a
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